Novas faixas de contribuição previdenciária entram em vigor

01/06/2020

Desde o dia 19 de maio, entraram em vigor as novas faixas de contribuição previdenciária para servidores ativos, inativos e pensionistas. A mudança está prevista no artigo 67 da  Lei 14.250̸ 2020. Conforme o dispositivo previsto na lei, quando a remuneração bruta for superior a R$ 15 mil, será aplicada uma alíquota de 15% sobre a parcela que exceder esse valor. Até abril deste ano, era aplicada a alíquota de 14% em toda a remuneração, independentemente do valor bruto. A medida rebaixa ainda mais o poder de compra desses trabalhadores, já penalizados por salários bastante defasados.
 
Também conforme as mudanças, estarão isentos os benefícios dos aposentados e pensionistas até três salários mínimos. Para os demais, a alíquota passa a ser de 14% sobre a parcela que ultrapassar esse valor. Além disso, o teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não será mais considerado para efeitos do cálculo da alíquota.

Leia mais.

Leia Também


Adufs participa de Aula Magna da UEFS

Nesta quinta-feira, 07 de agosto, aAula Magna do semestre 2025.2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) teve como tema ''Democracia brasileira sob a perspectiva de gênero: ...

Saiba mais