Eleição fortalece o Movimento Docente

06/02/2017

Retomadas as atividades acadêmicas na Uefs, a Comissão Eleitoral, definida em assembleia realizada no dia 20 de setembro do ano passado, deu continuidade ao processo para a eleição da diretoria e do Conselho Fiscal da Adufs. A votação será realizada na próxima quarta (8) e quinta-feira (9). A participação dos professores é fundamental para a construção de uma entidade ainda mais representativa, que ao longo de 35 anos de lutas, completados em maio de 2016, acumula importantes conquistas.

Concorre ao pleito para o biênio 2016-2018 apenas a chapa 1 - Adufs Autônoma e Democrática. Ainda que tenha havido somente a inscrição de um grupo, o envolvimento dos professores enriquece o processo eleitoral, legitima a democracia e, consequentemente, fortalece o sindicato, que atua não apenas em defesa dos direitos dos trabalhadores da educação pública superior, mas também na luta incansável por uma sociedade mais justa e igualitária, política que faz da Adufs uma importante referência para o movimento sindical baiano e brasileiro.

Combativa e independente de governos e partidos, a Adufs sempre se empenhou em fazer avançar as reivindicações da categoria. A confiança da base no sindicato contribuiu para que em mais de três décadas de existência a Associação enfrentasse com firmeza e maturidade as investidas do governo estadual e federal. Além disso, também foram travados importantes embates no âmbito municipal, como a luta pela saúde e transporte públicos de qualidade.

Diante da conjuntura atual, na qual avança a proposta governista de intensificação da retirada de direitos e de destruição do setor público, a participação da categoria nas eleições do sindicato se faz ainda mais necessária para que o Movimento Docente (MD) avance na organização coletiva para fazer os enfrentamentos. “A eleição é sempre importante para exercitarmos a democracia interna e renovarmos as forças, pois uma diretoria nova cria expectativas e oxigena a luta e a vida da Associação”, afirmou Gracinete Souza, diretora da Adufs, convocando dos professores da Uefs a comparecerem às urnas.

Veja a nominata da chapa.

Processo eleitoral
O cronograma do processo eleitoral para a escolha da nova diretoria e do Conselho Fiscal que ficarão à frente da Adufs foi divulgado na última quarta (1º). A votação dos dias 8 e 9 deste mês ocorrerá das 8h às 20h, com urnas espalhadas na sede da Associação e nas cantinas dos módulos III e V.

Paralela à eleição para a escolha da diretoria e do Conselho Fiscal da Adufs, também será realizada a eleição para a escolha da representação docente no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uefs (Consepe), biênio 2016-2018.

Nesta terça-feira (7), a Assessoria de Comunicação divulgará um Boletim Especial sobre as eleições para a nova diretoria e o Conselho Fiscal da Adufs. 

Leia Também