Pró-reitoria de Políticas Afirmativas é instalada na UEFS

29/10/2014

Na sexta-feira (24), foi instalada a Pró-reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Propaae) da Uefs. Substituindo a antiga Unidade de Organização e Desenvolvimento Comunitário (Undec), a nova pró-reitoria atenderá as demandas de assistência e permanência estudantil, cujo pró-reitor já empossado é o professor Otto Vinícius Agra Figueiredo. A solenidade contou com a presença do secretário de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), do Reitor, José Carlos Barreto e de representantes das reitorias da Uneb e da Ufba. A Adufs esteve representada na Mesa pela diretora Larissa Penelu, que reafirmou a importância da política de permanência e resgatou a história de luta dos estudantes da Uefs neste campo, com a qual a o Movimento Docente sempre se solidarizou.

Segundo o pró-reitor Otto, “enquanto pró-reitoria a nossa avaliação é que nós teremos a capacidade de fazer, além das ações práticas que a Undec já realizava, uma articulação maior com os outros setores e pró-reitorias com o objetivo de propor ações que venham qualificar melhor ainda a política da universidade no que diz respeito à vida estudantil. Além disso, fortalecer laços com as outras instituições de ensino superior públicas que possuem pró-reitorias de ações afirmativas e de assistência estudantil, com a perspectiva de articular ações em conjunto em busca da democratização do espaço universitário e do fomento de uma cultura de diversidade”.

Antes da posse, o professor Jacques d'Adesky fez uma palestra sobre “Ações afirmativas no ensino superior”. A comunidade acadêmica acompanhou a sessão e estudantes da Residência Universitária fizeram manifestação pedindo mais recursos e atenção às demandas de permanência estudantil. A Propaae funcionará no CAU 3, no Campus Universitário.
 

Leia Também