Comunidade participa da elaboração do novo Estatuto da Uefs

10/09/2014

Os trabalhos do Congresso Estatuinte começaram na tarde da última segunda (8), com cerimônia de abertura, leitura e aprovação do Regimento. A Adufs, que conta com 50 delegados, foi representada na mesa pela professora Maslowa Freitas. Os debates seguem até o próximo sábado (13), com apreciação das propostas elaboradas pela Comissão Geral da Estatuinte, composta por estudantes, técnicos e docentes. Ao final, o que for aprovado comporá os termos do novo Estatuto. O evento acontece das 8h30 às 12h e das 14h às 18h, no Auditório Central, e é aberto à participação de toda a comunidade.

Iniciado em 2009, com ampla participação da comunidade acadêmica, o processo Estatuinte foi um importante passo para a consolidação da democracia e da autonomia na Uefs. Para Jaqueline Carneiro, diretora da Adufs e membro da Comissão Organizadora do congresso, a aprovação do novo Estatuto “representa um grande marco na história da instituição, pois reitoria e entidades assumiram o compromisso de, coletivamente, construírem as normas que devem regulamentar a universidade. Agora, temos que travar uma nova luta pela sua aprovação por parte do Executivo.” O atual Estatuto da Uefs está em vigor desde 1976, portanto, bastante defasado para atender as atuais demandas institucionais.
 

Leia Também


Encontro das UEBA discute carreira docente

Dando continuidade aos trabalhos no XV Encontro das UEBA que ocorre nesta terça-feira, 1º de julho, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foi realizada a mesa de discussão sobre Carreira. Sob ...

Saiba mais