Chapa 1 - Autônoma e Democrática apresenta plano de gestão para biênio 2021-2023

15/03/2021

Entre os dias 24 e 26 de março será realizada a Eleição para a nova diretoria da Adufs no biênio 2021-2023 por meio de um sistema eletrônico, em decorrência da pandemia. Durante o período de inscrições das chapas, ocorrido de 22 de fevereiro a 5 de março, somente uma chapa se inscreveu para concorrer ao processo eleitoral: Chapa Adufs – Autônoma e Democrática.

Os candidatos para a Coordenação Geral são: Elson Moura Dias Junior (Dsau) e Gean Claudio de Souza Santana (Dtec). A professora Acácia Batista Dias (Dchf) ficou na suplência. Na Secretaria Geral estão João Diógenes Ferreira dos Santos (Dchf), Cleide Mércia S. S. Pereira (Dcbio) e Francisco José Bezerra Souto (Dcbio), que é suplente. A Secretaria de Finanças é composta por Reinalda Souza Oliveira (Dexa), Álvaro Santos Alves (Dfis) e José Carlos Barreto de Santana (Dexa), este último, suplente.

Constam no Conselho Fiscal os docentes Geraldo Ferreira de Lima (DLA), Wânia Silveira da Rocha (Dtec) e Sarah Patrícia de Oliveira Rios (Dtec). Os suplentes deste conselho são: Ana Karen de Oliveira Souza (Dsau), Jacqueline Nunes Araújo (Dedu) e Andreia Beatriz Silva dos Santos (Dsau). Confira a nominata.

A Chapa 1: Autônoma e Democrática se apresenta como um conjunto de professores e professoras, trabalhadores e trabalhadoras da educação empenhados (as) na defesa intransigente da universidade pública como parte integrante da defesa das instituições públicas, dos direitos trabalhistas, sociais e humanos. Em sua proposta de gestão para o biênio 2021-2023, traz uma análise sobre o atual cenário de crise sanitária e econômica, refletindo sobre como estas decorrem de um sistema capitalista em que gestores fazem opções deliberadas pelo lucro. Em especial, analisam a contribuição do Governo Bolsonaro no aprofundamento das crises por meio de ataques à classe trabalhadora.

No plano nacional, descrevem, a perspectiva é de aumento da precarização dos serviços públicos, criminalização da pobreza, desqualificação da ciência, perseguição à autonomia das universidades e fortalecimento da violência estatal e paraestatal. Na Bahia, apesar de condições diferentes de governabilidade, não existe um contraponto em relação às políticas praticadas pelo governo federal em relação ao funcionalismo público e as universidades públicas.

Refletindo sobre este cenário, a Chapa 1: Autônoma e Democrática apresenta suas propostas de pauta para a luta em relação a salário, direitos trabalhistas e as universidades estaduais com destaque para a organização do enfrentamento em prol da pauta de reivindicação protocolada junto à Governadoria; proposta para a pauta interna e participação social que traz pontos como a ampliação dos canais de comunicação como forma de consolidação do diálogo com a categoria e construção de estratégias de aproximação; e uma pauta geral que amplia o raio de ação do sindicato ao estender o alcance das lutas para toda a classe trabalhadora, enfatizando a ligação entre a Adufs. o Andes-SN e a CSP-Conlutas em debates e enfrentamentos que reforçam os interesses da categoria, mas também ultrapassa as pautas internas ao promover debates sobre outros temas importantes como assédio moral e sexual, LGBTfobia, machismo e racismo. Confira o material elaborado pela Chapa 1 na íntegra.

O prazo para realização da campanha eleitoral teve início no último dia 10 e segue até o dia 23 de março. A Comissão Eleitoral Central (CEC) convida os docentes e as docentes a participar da eleição, contribuindo ativamente na decisão dos rumos do sindicato e nos enfrentamentos que devem ser pautados a partir da escolha de uma nova diretoria.

Como parte do processo eleitoral, a atualização cadastral é uma importante etapa para manter o diálogo com a categoria. Para atualizar os seus dados cadastrais na Adufs, preencha o formulário . Confira todas as informações sobre a Eleição Adufs no nosso site .
 

Leia Também