Frente Baiana Escola sem Mordaça lançada nesta segunda (10)

10/04/2017

A Bahia já possui uma Frente Escola sem Mordaça, grupo formado por várias entidades que têm o objetivo de debater e mobilizar-se contra a aprovação dos projetos de lei relacionados ao Movimento Escola Sem Partido. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta manhã (10), no Auditório Jurandir Oliveira, Campus I da Uneb, no bairro Cabula, em Salvador. A proposta foi articulada pelo Comitê Estadual em Defesa da Educação Pública. A diretoria da Adufs foi representada por Marilene Lopes.

A cerimônia contou com as presenças de Olgaíses Maués, 3ª vice-presidente do ANDES-SN e membro do grupo de trabalho em Políticas Educacionais (GTPE) do Sindicato Nacional, e dos vereadores Marta Rodrigues e Hilton Coelho. Os debatedores falaram sobre o Projeto de Lei 867/2015 (Programa Escola sem Partido) e a luta contra o violento ataque à liberdade de expressão e à educação de qualidade promovida por meio do Movimento. A edil soteropolitana ainda apresentou o projeto Escola Livre, de sua autoria. A proposta é garantir a pluralidade de ideias nas unidades de ensino públicas e privadas.

Os presentes à mesa do evento endossaram a importância de construir a Greve Geral de 28 de abril. Além disso, encaminharam a divulgação da Frente Escola sem Mordaça em outras cidades da Bahia e nas unidades de ensino. O grupo volta a se reunir no dia 10 de maio, às 14h, na Faculdade de Educação da Ufba, em Salvador, para avaliar o andamento dos trabalhos.

Segundo a diretora da Adufs, “a cerimônia de lançamento da Frente foi um momento rico e oportuno para nos pronunciarmos e fortalecermos o combate ao projeto que quer anular a figura do professor, impor uma escola sem criticidade e sem liberdade de expressão".

A Frente Escola sem Mordaça é uma inciativa deliberada no II Encontro Nacional de Educação, realizado entre os dias 16 e 18 de junho do ano passado, em Brasília. O lançamento da Frente aconteceu no dia 13 de julho de 2016, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a participação de quase 300 pessoas. 

Leia mais.

Leia Também