Com milhares de afastamentos pela Ômicron, sistema de saúde está à beira do colapso no país

19/01/2022

Ouvir a matéria:

Quase dois anos após o início da pandemia, o Brasil se reencontra com uma triste realidade: hospitais lotados, equipes de profissionais de saúde exaustas e reduzidas, devido ao avanço da variante Ômicron. O cenário é ruim e especialistas já afirmam que o sistema de saúde brasileiro deverá colapsar dentro de uma semana. A nova variante causou uma explosão de casos em todo o mundo. Somente em um dia da última semana, foram registrados mais de 3 milhões de novos contaminados. Um recorde na crise da covid-19.


Mesmo com a falta de dados sobre a evolução da doença, a situação no Brasil é gravíssima. Comparada com a última semana de 2021, o país registra hoje uma média móvel de novos casos 328% superior. Os dados são do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e foram copilados junto aos governos estaduais.


Desde o dia 10 de dezembro de 2021, o brasileiro convive com a falta de informações sobre a evolução da covid-19 no país. Na data, o Ministério da Saúde sofreu um ataque em seu sistema virtual, dificultando a atualização dos números por parte dos estados. Sem acesso às atualizações, o planejamento do combate à pandemia é quase impossível. Como também não realiza de forma sistemática a testagem da população, eventos como o aumento atual de casos ficam impossíveis de se prever.

Leia mais no site da CSP-Conlutas. 

Leia Também