Protestos de servidores/as federais marcaram o Dia Nacional de Luta nesta terça (18)

18/01/2022

Ouvir a matéria:


Nesta terça (18), foi realizado um Dia Nacional de Luta, Mobilização e Paralisação, com atos em Brasília e nos estados, promovidos por diversas entidades representativas das servidoras e dos servidores públicos federais. As mobilizações fazem parte do calendário de mobilizações para a construção da greve do funcionalismo reunido no Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe).

 

Diante das constantes ameaças de mais retrocessos na oferta de serviços públicos com as tentativas de aprovação da Reforma Administrativa (PEC 32), servidores e servidoras de todo o país têm formado uma unidade coletiva de resistência. Os enfrentamentos em defesa dos serviços públicos foram ampliados durante todo ano de 2021 com a intensificação da campanha contrária à PEC 32 por semanas na capital federal.

 

A defesa do funcionalismo público, levada a cabo por servidores e servidoras, alcançou de forma espontânea os lares diante da ratificação da importância dos serviços; especialmente, durante a pandemia, levando ao colapso dos serviços, com um número substancial de mortes que começou a ser controlado com mais expressividade somente com a chegada das vacinas, de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde. Com uma possível aprovação da PEC seria inviável a manutenção dos serviços do SUS tal como conhecemos que, apesar dos inúmeros problemas apresentados, é a única alternativa para a população pobre. Apesar da pressão dos/das servidores/as ter impedido os/as parlamentares de dar continuidade à votação do texto da Reforma em 2021, ainda é preciso enterrar de vez a PEC em 2022.

 

Além disso, os/as servidores/as federais reivindicam reajuste salarial como pauta principal diante de quatro anos sem reposição da inflação. Se não houver a abertura de negociação permanente, ainda no primeiro trimestre deste ano, o funcionalismo público federal pode caminhar para uma greve geral unificada.

Leia Também