MOVIMENTO DOCENTE FAZ VIGILIA HOJE (25) NA SEC PARA AGENDAR REUNIÃO

26/10/2011

Representantes das quatro Associações Docentes estarão hoje na SEC, a partir das 14h, para cobrar do governo o agendamento de uma reunião. Por um lado o governo está descumprindo o acordo feito ao final da greve de realizar reuniões para resolver os eventuais problemas causados pelo Decreto 12.583/11. Por outro, ele se recusa a discutir com a comunidade universitária a redução das verbas de investimento para 2012 e o anunciado Projeto de Lei sobre a autonomia antes de enviá-lo a Assembleia Legislativa.

Com a vigília, o Movimento Docente continua o processo de mobilização iniciado com a nota publicada no Correio (aqui), a ida à imprensa, a distribuição da Carta à Comunidade (aqui) e, no caso da ADUNEB e ADUSB, a paralisação das atividades acadêmicas também no dia de hoje (25). Participam desta mobilização estudantes e servidores técnico-administrativos, conforme indicativo do Fórum das 12. Pela manhã, os docentes juntam-se a outras categorias de servidores públicos estaduais e realizam um Ato em frente ao Iguatemi para cobrar o pagamento da URV. Ambas as ações marcam o Dia Estadual de Luta.

Para Gean Santana, Coordenador da Adufs, “é necessário que a comunidade se conscientize da gravidade da situação: a UEFS terá, em 2012, menos recursos do que este ano para investimentos e, para piorar, o governo pode nos atropelar com uma “lei da autonomia” que comprometa ainda mais as condições de trabalho, pois ela poderá amarrar os recursos em um índice muito aquém do que as UEBA precisam para se consolidar academicamente”, finaliza.

A diretoria da Adufs chama atenção para a incorporação da segunda parcela da CET, conforme Acordo Salarial conquistado na última greve, de 8% no salário-base deste mês (outubro). Pelo acordado, as outras duas parcelas, no valor de 8%, serão incorporadas nos meses de março e outubro do próximo ano. O restante da CET será incorporado até 2014, mas o cronograma com índices e prazos será negociado em janeiro de 2013, independentemente de outras reivindicações salariais para o período.

Leia Também