Votação para a diretoria da Adufs será por meio eletrônico

22/03/2021

A eleição para a diretoria da Adufs (biênio 2021-2023) está sendo feita totalmente no formato eletrônico. Os atuais diretores contrataram uma empresa especializada em gestão e automatização de processo eleitoral, que elaborou uma plataforma online para atender todas as demandas relacionadas ao pleito, como a votação e a contabilização dos votos.

O link que permitirá a escolha ou não pela chapa inscrita será remetido aos docentes através de e-mail. Este link só estará ativo a partir da zero hora de quarta-feira (24). O remetente será o correio eletrônico [email protected]. Neste, consta o convite à votação. Ao clicar no link presente no e-mail, o professor receberá outro e-mail; sendo que, desta vez, através do remetente  [email protected], através do qual recebe a confirmação do voto. Para garantir a maior participação de todos, os links para votação também será enviado nos dias 24, 25 e 26 deste mês, quando encerra o prazo para os professores votarem. O término da votação será às 20 horas do dia 26.

Ao acessar o link enviado via e-mail, o professor será direcionado a uma tela que contém a pergunta: Como deseja ser encontrado na lista de votantes? Deve-se selecionar a opção CPF. Em seguida, aparecerá outra tela novamente com a pergunta: Como deseja ser encontrado na lista de votantes? Nesta, existem as opções INSERIR CPF e INSERIR SEU PRIMEIRO NOME. Na tela seguinte aparecerá o nome da chapa e as opções disponíveis para a votação. Na sequência, virá a tela que questiona se o docente deseja confirmar ou cancelar o voto já dado, para refazer a sua escolha. A tela subsequente solicita que o servidor acesse sua conta pessoal para verificar se recebeu um e-mail com um link solicitando a confirmação da votação. O voto só será computado após o docente clicar neste link. O e-mail pode demorar alguns minutos para chegar. Caso ele não esteja na Caixa de Entrada, a orientação é buscá-lo no Spam.

Há uma segunda opção para a realização do voto. Se o docente não localizar o e-mail enviado pela empresa com o link de votação haverá uma matéria na página da Adufs que dará acesso a este link. Caso o sistema informe que os dados não foram localizados, o docente deve acessar a opção voto em separado. Ao acessar este link, o servidor é remetido a um formulário que solicita o preenchimento e cadastro de informações pessoais. Após essa etapa, o procedimento será equivalente ao daqueles que receberam o link de votação.

Qualquer dúvida sobre a votação poderá ser esclarecida através do número(75) 99163-2951, preferencialmente pelo WhatsApp.

Em breve será disponibilizado um tutorial e cards que auxiliarão ainda mais os docentes neste processo eleitoral.

Plataforma para a votação

A plataforma online para a votação é autoexplicativa e não permite que haja mais de um voto por pessoa. Esta pode ocorrer através de computadores, tablets ou smartfones. Todo o processo de troca das informações é criptografado, garantindo a segurança e o sigilo da votação.

A contratação de uma empresa especializada em gestão e automatização de processo eleitoral ocorreu por conta do distanciamento social necessário à preservação da vida das pessoas da Covid-19.

Eleição
A Chapa Adufs - Autônoma e Democrática foi a única inscrita no processo para o biênio 2021-2023. O prazo para a campanha eleitoral começou na última quarta-feira (10) e segue até o dia 23 de março.

A votação será entre 24 e 26 deste mês. O resultado da apuração sairá até o dia 27. A posse da nova diretoria ocorrerá após a divulgação dos resultados, em assembleia convocada especificamente para este fim. Estarão aptos a votar os docentes que se filiaram à Adufs até o dia 22 de fevereiro deste ano.

Leia mais sobre o processo eleitoral para a definição da nova diretoria da Adufs

Leia Também