Comunidade acadêmica da UFGD protesta contra nova intervenção

02/03/2021

Docentes, estudantes e técnicos protestaram em frente à reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), na última terça-feira (23), contra as intervenções do Ministério da Educação na instituição. A UFGD foi a primeira universidade do país a sofrer uma intervenção do governo de Jair Bolsonaro e, atualmente, mais de 20 instituições se somam a ela.

Vestidos de preto, os manifestantes enterraram simbolicamente a democracia na UFGD, com cruzes e um caixão. Foram colocados cartazes e faixas nas grades do prédio da universidade. O ato faz parte das mobilizações da comunidade em protesto à continuidade da intervenção federal na UFGD que, nas últimas semanas, ganhou mais um trágico capítulo. Uma portaria publicada no dia 5 de fevereiro substituiu a então interventora da instituição, a docente Mirlene Damázio, que estava no cargo deste junho de 2019, pelo docente Lino Sanabria.

As entidades organizadoras do ato, entre elas a Associação dos Docentes da (AdufDourados SSind.), solicitaram à reitoria pró-tempore uma audiência para debater a posição da nova reitoria e a manutenção da intervenção, além da nomeação do reitor e vice-reitora eleitos. Para as entidades, o governo Bolsonaro insiste na ideia de ignorar a lista tríplice que elegeu em março como reitor Etienne Biasotto e Claudia Lima como vice-reitora.

Fonte: ANDES-SN, com edição.
 

Leia Também