Sindicato Nacional completa 40 anos de lutas e conquistas. A Adufs faz parte dessa história

23/02/2021

Uma história formada por diversos momentos de lutas, conquistas, desafios e vitórias. História que atravessou a pressão do regime empresarial-militar e enfrentou profundas mudanças político-econômicas no Brasil, mas que seguiu firme na defesa dos direitos dos docentes, da educação pública de qualidade e da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Esse é o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), que foi fundado em 1981 como Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior. Sete anos depois, após a promulgação da Constituição Federal em 1988, passou a ser Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior. Na última sexta-feira, foi celebrado seu 40º. Ano de Fundação. Oito anos após, em 1989, a Adufs, criada em maio de 1981, torna-se seção sindical do Sindicato Nacional e também se torna sujeito ativo dessas lutas.

Desde quando foi instituído, o ANDES-SN preocupou-se em não separar o trabalho acadêmico da realidade social, e atrelou ao cotidiano docente a realidade social à qual estavam inseridas as instituições congregadas em torno de si, criando grupos de trabalho para a discussão e ações relacionadas à ciência e tecnologia, política agrária, urbana e ambiental, arte, gênero e etnia, além de demandas ligadas à educação, ao sindicalismo e à organização docente.

Hoje, o ANDES-SN acumula importantes contribuições para a sociedade nas mais diversas áreas, a exemplo da participação ativa nas lutas pela redemocratização do país no início da década de 80 (Diretas Já!), anistia aos presos e exilados políticos e pela Constituinte 1986/88. Também colaborou com a construção do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública, apresentou propostas para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e, posteriormente, no final da década de 90, elaborou o Plano Nacional de Educação da Sociedade Brasileira (PNE). Atualmente, em meio às mobilizações em defesa da educação e da saúde, defende a vacinação de toda a população contra a Covid-19 como condição para o retorno das atividades presenciais nas instituições de ensino superior.

Eleição
Em dezembro de 2020, os docentes das instituições de ensino superior elegeram a nova diretoria do ANDES-SN, biênio 2020-2022. A chapa 1 – Unidade para Lutar venceu o processo eleitoral. A diretoria da Adufs, que historicamente compõe a Regional Nordeste III do Sindicato Nacional, ocupa a segunda secretaria, coordenada pela professora Reinalda Souza Oliveira.

Na avaliação da diretora da Adufs, a presença de um membro das universidades estaduais baianas na direção nacional representa mais um reforço à luta do movimento docente do Estado. A professora da Uefs destaca que, recentemente, as associações da Bahia encaminharam à direção nacional do ANDES-SN, para que esta tenha conhecimento e colabore com o enfretamento, informações sobre as recentes decisões do governo Rui Costa que desrespeita a autonomia universitária e cede o terreno do Horto Florestal (pertencente à Uefs) para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

“Em função da pandemia, ainda não pudemos nos encontrar pessoalmente. Mas, no âmbito da Regional Nordeste III, nos reunimos todos os meses com o objetivo de discutir os assuntos concernentes aos estados que a compõem e socializá-los com a direção nacional. A solicitação mais frequente das associações de professores é a participação do ANDES-SN para ajudar no combate às ações dos governos que retiram direitos dos servidores e sinalizam sobre o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino superior mesmo sem a vacinação de todos. Caso alguns gestores estaduais ainda insistam em iniciar as aulas presenciais sem a vacina, o ANDES indicou que todas as seções sindicais pautem, até 14 de março, em suas assembleias, o indicativo de uma Greve Sanitária”, disse Reinalda Souza.

Leia Também