Carreata e Bicicleata une diversas representações de Feira de Santana em uma só voz: FORA BOLSONARO!

02/02/2021

Em defesa da vacina gratuita, do Sistema Único de Saúde (SUS), do Auxílio Emergencial e dos empregos, manifestantes estiveram nas ruas deste domingo (31), em Feira de Santana, para a Carreata e Bicicleata Fora Bolsonaro. Organizada por um conjunto de organizações e entidades feirenses, a mobilização teve início na Feira do Cidade Nova e encerramento na Praça do Tomba. Os professores Jucelho Dantas, Haroldo Benatti e a professora Marilene Rocha estiveram no evento representando a Associação dos Docentes da UEFS (Adufs).

Os protestos realizados em mais de 30 países neste domingo reuniram milhões de pessoas na campanha STOP Bolsonaro. No momento reservado para sua fala, durante a manifestação em Feira de Santana, o professor Jucelho Dantas fez questão de enfatizar a importância do SUS para a sobrevivência dos brasileiros com assistência médica gratuita, principalmente, neste momento de pandemia. “As ações do governo Bolsonaro cumprem com aquilo que foi prometido durante sua campanha eleitoral: Nada para Educação, nada para Saúde, nada para o Social. A situação da Saúde neste momento é gritante, a falta de atenção com a saúde pública mostra que o governo deixou o país à deriva e a reação precisa ser urgente”, afirmou.

Durante o percurso da Carreata e Bicicleata, foi notória a adesão de grande parte da população que presenciou a mobilização, com nítidas demonstrações de apoio às bandeiras ali defendidas. As manifestações contrárias, pró-governo, também foram percebidas, mas em menor número. De modo geral, foi possível identificar também certa apatia por diversas pessoas, que pareciam observar com indiferença o cenário de gravidade ali denunciado, o que evidencia a necessidade de mais mobilizações para que a indignação chegue às ruas transformada em grandes protestos. Outro fato que chamou a atenção no evento foi a unidade na luta. Diversos partidos de esquerda, organizações, entidades e movimentos sociais se uniram em defesa da população brasileira, compartilhando do mesmo sentimento de indignação com as atitudes do governo Bolsonaro. Apesar dos diferentes direcionamentos políticos muitas vezes adotados pelos grupos, no atual momento a mobilização coletiva tinha objetivo único de afastamento de um governo genocida antes que mais vidas sejam destruídas.

As ações do governo Bolsonaro colocam a situação da população brasileira em estado de alerta máximo. As suas deliberadas investidas para inviabilizar o controle da pandemia por meio de atitudes cientificamente comprovadas contribuíram para a morte de mais de 220 mil pessoas até o momento. Apesar da grande capacidade nacional de produção e distribuição de vacinas pelo SUS, o Brasil continua no fim da fila da vacina contra o Covid-19, assistindo o caos mais uma vez se espalhar pelo país. Somente em Manaus, o número de mortes pelo novo coronavírus em janeiro foi superior à quantidade acumulada nos meses de abril e maio do ano passado – dois meses considerados como pior momento da pandemia em 2020.

A falta de estrutura e insumos presenciada em todo país evidencia a importância de fortalecimento do SUS, mas ainda há outros grandes problemas que precisam ser enfrentados. Por isso, a situação de miséria para a qual milhões de brasileiros têm caminhado com o fim do auxílio emergencial e a falta de empregos também foram alvos dos protestos. Enquanto o Brasil passa fome, Bolsonaro gasta milhões com leite condensado, iogurte e batata frita. Gastos do Poder Executivo com alimentação chegaram a R$ 1.8 bilhão, em 2020. Atualmente, mais de 14 milhões de pessoas estão desempregadas no país e para os assalariados, o poder de compra é cada vez menor. O novo salário mínimo de 2021, de R$ 1.100 reais, tem o menor poder de compra medido em cestas básicas desde 2004.

Os protestos deste domingo foram um chamamento para a população em geral se unir às organizações e entidades contra as perversidades do governo Bolsonaro. A Carreata e Bicicleata Fora Bolsonaro foi encaminhada pela Plenária de Organização das Lutas Populares promovida pelo Coletivo de Entidades de Feira de Santana que ainda tem programada uma mobilização para o próximo sábado (6) em homenagem ao Dia Nacional de Solidariedade e Defesa do Auxílio Emergencial.
 

Leia Também