28 de outubro é Dia de Luta Nacional contra a Reforma Administrativa

27/10/2020

Nesta quarta, 28, servidores e demais categorias estarão unidas em todo o país contra a aprovação da Reforma Administrativa. Os atos acontecerão em todo o país e foi convocado pelas centrais sindicais com o objetivo de barrar a aprovação da Reforma que pretende sucatear ainda mais as instituições públicas colocando em risco a sobrevivência de milhões de brasileiros que dependem exclusivamente dos serviços públicos.

A crise sanitária que se arrasta, impactando diversos outros setores da sociedade, torna a situação ainda mais grave. Diante de um governo que enfatiza o seu desrespeito à população, especialmente, aos trabalhadores, a necessidade de ampliar as frentes de resistência tornaram-se ainda mais urgentes.

A fortuna dos milionários aumentou significativamente junto com o número de miseráveis. Segundo estimativa do Banco Central, são 115 milhões de pessoas entrando em condição de miserabilidade em todo o mundo, enquanto as grandes fortunas cresceram 27%.

No Brasil, houve um aumento de 170 mil pessoas em situação de miséria comparando os dados de 2018 e 2019. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, mais de 13 milhões de brasileiros já viviam em situação de extrema pobreza. Com o término do auxílio emergencial, a expectativa, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), é que o número de pessoas consideradas pobres no país aumente em 16 milhões. Quase um terço da população passará a viver com renda média de R$ 522,50. Mais de 14 milhões de brasileiros, segundo dados mais recentes, estão à procura de emprego.

A solução para saída da crise não pode ser outra senão a construção de um novo modelo de sociedade em que não se admita o enriquecimento de um pequeno grupo em detrimento da exploração, miséria e fome da maioria. Defender a preservação e qualificação dos serviços públicos, com maior investimento do Estado é indispensável; por isso, o apoio e a ação na luta dos servidores e de toda a classe trabalhadora são urgentes.

Apoie a luta dos trabalhadores e trabalhadoras, compartilhe os materiais de divulgação, comente as publicações, poste mensagens de apoio para ajudar no enfrentamento. Clique e acesse os materiais de divulgação da CSP-Conlutas.

Leia Também