Centrais sindicais aprovam novo Dia Nacional de Lutas

04/08/2020

Reunidas na última segunda-feira (27), onze centrais sindicais brasileiras confirmaram a realização do segundo Dia Nacional de Lutas pelo Fora Bolsonaro para 7 de agosto. Novamente, a proposta é que sejam realizadas assembleias e mobilizações nas mais diversas categorias de trabalhadores em seus locais de trabalho pela manhã e protestos e atos simbólicos ao longo do dia. As principais bandeiras de luta serão em defesa da vida e dos empregos e pelo Fora Bolsonaro.

O Brasil se aproxima da trágica marca de 100 mil mortos pela Covid-19 e diante deste cenário assustador a postura do governo Bolsonaro e Mourão segue criminosa. Menos de um terço do dinheiro disponível para o combate à pandemia foi investido. Ao mesmo tempo, outra tragédia se abate sobre a classe trabalhadora e os mais pobres: sem haver um combate efetivo à pandemia, a crise econômica se agrava. De cada 10 trabalhadores em idade ativa (em condições de trabalhar), cinco estão fora do mercado de trabalho. Quem consegue trabalho, enfrenta condições cada vez mais precárias diante da informalidade e das medidas provisórias de Bolsonaro que estão destruindo os direitos trabalhistas.

Os ataques ao meio ambiente, aos povos indígenas, aos quilombolas, às populações pobres e negras que sofrem um genocídio nas periferias, favelas e ocupações, aos negros e negras, mulheres e LGBTs também são outros crimes deste governo de ultradireita.

A CSP-Conlutas novamente empenhará todos os esforços para a organização deste dia de luta, assim como ocorreu em 10 de julho. Também seguirá a cobrança aos governos para que decretem uma Quarentena Geral por 30 dias com renda digna para todos os trabalhadores e pequenos proprietários. Só assim a maioria da população poderá, de fato, ficar em casa para fazer retroceder a pandemia.

O 7 de agosto é uma data que está sendo organizada pela Frente Ampla por Fora Bolsonaro e Centrais Sindicais. A CSP-Conlutas fortalecerá esse dia unificado de luta.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também