Grupos de Trabalho discutem plano para a retomada das atividades na Uefs. Adufs alerta para as condições de biossegurança

14/07/2020

Os Grupos de Trabalho (GTs) responsáveis por desenvolver o Plano de Ação para a retomada das atividades presenciais na Uefs reuniram-se na última semana. Os presentes discutiram as diretrizes iniciais para o início das atividades. O retorno à vida acadêmica ocorrerá assim que possível, segundo o Comitê Emergencial de Crise da Pandemia do COVID-19. No próximo encontro, ainda sem data definida, cada GT apresentará a metodologia de trabalho para o Plano.

Ainda na reunião, a diretoria da Adufs alertou que para a elaboração do Plano é importante que os GTs estudem e considerem o que preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS). Os diretores também sugeriram a realização de um levantamento do quadro de saúde dos servidores e estudantes da Uefs para que os GTs tenham mais facilidade de identificar quais as condições de retorno da comunidade acadêmica.

A preocupação da diretoria é contribuir para que docentes, discentes, técnico-administrativos e a comunidade externa tenham minimamente garantidas as condições necessárias de biossegurança durante o retorno das atividades presenciais. “A universidade terá banheiros e bebedouros higienizados com a frequência necessária? Quantos alunos serão distribuídos por sala de aula? Como será feito o controle do acesso à biblioteca da Uefs? Estes e outros questionamentos precisam ser feitos e as respostas precisam ser dadas para que a comunidade acadêmica retome os trabalhos de forma segura”, alertou Haroldo Benetti, diretor da Adufs.

A representação de cada categoria que compõe o GT deve levar as discussões feitas nos grupos para a base. A diretoria da Adufs se reunirá para debater esses e outros pontos e definir uma data para uma reunião ampliada on-line com os docentes.

Grupos de Trabalho
A Administração Central da Uefs instituiu Grupos de Trabalho (GTs) para quatro eixos de ação: Eixo Pedagógico, Eixo Infraestrutura para a Saúde e Biossegurança, Eixo Gestão e Planejamento e Eixo Comunicação. Os GTs, que estão sob a coordenação do Comitê Emergencial de Crise da Pandemia do COVID-19, devem elaborar um cronograma de implementação e execução das atividades.

Integram os GTs o Fórum de Diretores de Departamentos, Câmara de Graduação do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), Câmara de Pesquisa e Pós-graduação do Consepe, Câmara de Políticas Afirmativas do Consepe, Câmara de Extensão do Consepe, Adufs, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino de Terceiro Grau da UEFS (Sintest) e Diretório Central dos Estudantes (DCE). Cada Grupo ainda possui membros da Administração Superior.

Conforme a coordenação do Comitê Emergencial de Crise da Pandemia do COVID-19, os Grupos de Trabalho terão até o dia 20 deste mês para apresentar o Plano de Ação ao Consepe e ao Conselho Superior (Consu). Ainda segundo este Comitê, a próxima etapa será a execução das medidas, além do acompanhamento e monitoramento das ações implementadas. A diretoria da Adufs continuará a acompanhar e fiscalizar todas as discussões em torno da pauta e, paralelamente, irá propor ações que visem o retorno das atividades com total segurança física e mental da comunidade interna e externa.

Leia Também