Entregadores de aplicativos organizam paralisação

30/06/2020

Entregadores de aplicativos em todo o país estão convocando paralisação para esta quarta-feira (1º). Cansados de tanta exploração decidiram dar um basta e partir para a luta por mais direitos nas empresas como Rappi, iFood, Loggi, Uber Eats, 99Food e James, que lucram milhões à custa da superexploração dos trabalhadores.

As reivindicações englobam o aumento do valor das corridas e pacotes; aumento do valor mínimo por entrega; fim dos bloqueios e desligamentos indevidos; seguro de roubo, acidente e vida; fim do sistema de pontuação e auxílio pandemia, que incluem equipamentos de proteção individual e licenças médicas.

Muitos trabalham sete dias por semana. Por vezes, ganham por entrega de R$ 2 a R$ 3. Não têm qualquer vínculo empregatício, direitos, alimentação, plano de saúde, nem manutenção de seus veículos. Parte deles chega a ficar 12 horas por dia à espera dos pedidos. A ampla maioria mora nas periferias. Os que nos garantem a entrega da alimentação em casa, passam fome nas ruas por não ter direito à alimentação.

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também