Mesmo com o aumento dos casos da Covid em Feira de Santana, Prefeitura reabre o comércio

22/06/2020

Novamente, o prefeito Colbert Martins cedeu à pressão dos empresários e reabriu, no dia 16 de junho, o comércio de Feira de Santana. O preocupante é que, paralela à urgência em acelerar a retomada da economia local, também ganha velocidade o crescimento do número de casos da Covid-19 no município. Segundo o último balanço divulgado pela Prefeitura, no último domingo (21), a cidade registrou 2.255 casos confirmados da pandemia. É, portanto, o segundo município em número de casos no estado, atrás apenas de Salvador.

O Gestor municipal justifica que a flexibilização do comércio acontece por conta do aumento no número de leitos disponíveis na cidade, o que, segundo o ele, neste momento, é necessário, do ponto de vista de saúde e também econômico, “respirar um pouco a economia".

A diretoria da Adufs entende que a Covid-19 desestruturou a economia do país, causando milhares de desempregos. Em função do atual contexto, defende que os gestores públicos garantam condições de vida à população mais vulnerável, criando programas assistencias, além de manter, através de medidas econômicas, o funcionamento das micro e pequenas empresas. Por conta dos atuais índices de crescimento da doença, acredita que este ainda não é momento de abrir o comércio local, mas de continuar defendendo a vida.

A medida do Executivo Municipal libera a abertura de todos os estabelecimentos comerciais de até 200 metros quadrados, com funcionamento das 9h às 16h. As lojas irão funcionar em dias alternados, de acordo com a modalidade de cada uma. Os serviços considerados essenciais permanecem funcionando com período normal.

Leia Também