Crescem casos da Covid-19 em Feira de Santana

09/06/2020

Feira de Santana é a quarta cidade com maior número de casos da Covid-19 na Bahia. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, são 78 bairros, além dos distritos de Humildes (5) e Matinha com pessoas contaminadas com o Coronavírus. O SIM é o bairro com a maior concentração dos casos, somando 46 pessoas diagnosticadas. O Papagaio, com 31 pacientes confirmados, aparece em segundo lugar. Na segunda-feira (8), também conforme o órgão municipal, foram confirmados 13 novos casos na cidade, elevando para 1.025 o número total de registros.

O menor índice do nível de isolamento social foi registrado na última sexta-feira (5), com 45,3% de adesão da população. O índice segue abaixo do mínimo admitido pelo Ministério da Saúde, que considera como satisfatório o índice de 70%.

Para a diretoria da Adufs, o crescimento do número de casos no município deve-se à ausência de uma política adequada para manter o isolamento social, concomitante à garantia das condições de vida para as populações mais vulneráveis à doença. Além disso, a falta de investimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), sucateado ao longo de diversas gestões municipais, contribui para o estrangulamento da rede pública e, consequentemente, com a falta de leitos para atender grande parte da demanda.

Pressão dos empresários

Há algumas semanas, o prefeito Colbert Martins cedeu à pressão dos empresários e autorizou a reabertura do comércio, conforme denunciado pela diretoria da Adufs. Mas, com o passar dos dias, por conta do nível de suscetibilidade ao qual a população de Feira de Santana foi submetida e, consequentemente, do aumento do número de casos da Covid-19, o gestor determinou, no último domingo (31), a prorrogação das restrições para o funcionamento da atividade econômica na cidade. Conforme o gestor, estabelecimentos comerciais, considerados não essenciais, permanecem fechados até o dia 15. Também fica prorrogada, até o dia 15 deste mês, a suspensão de todas as atividades de classe de todas as unidades escolares integrantes da Rede Municipal de Educação, bem como de todos os estabelecimentos da Rede Privada de Ensino (superior, médio, fundamental, básico, cursos preparatórios, assim como creches), licenciados pela Prefeitura Municipal.

Desde que ocorreram os primeiros casos de Covid-19 em Feira de Santana, a diretoria da Adufs tem contribuído com ações para tentar minimizar os desastrosos efeitos da pandemia nas populações de baixa renda. Veja aqui.

Leia Também