Notícias

CONTATO COM OS PROFESSORES

Diretoria da Adufs convida professores para uma reunião ampliada

18-05-2020 às 15h52

Adufs

A diretoria da Adufs convida os professores para a reunião ampliada a ser realizada nesta terça-feira (19), às 16h. Respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o encontro ocorrerá de forma virtual. Quem quiser participar deve mandar um e-mail para ascomadufsba@gmail.com. Pouco antes das 16h, a Assessoria de Comunicação responderá aos professores, enviando um link para acesso ao encontro.

 

A pauta da reunião ampliada será o período letivo extraordinário para os cursos de graduação proposto pela Administração da Uefs, em decorrência da declaração de emergência em saúde pública causado pelo Coronavírus. A proposta da diretoria é que, após as discussões, sejam aprovados os encaminhamentos da categoria sobre o ponto.

 

O período letivo extraordinário foi pauta da reunião do Conselho Superior (Consu), ocorrida de forma virtual na última sexta-feira (15). Na ocasião, o diretor da Adufs, André Uzêda, fez uma fala sintetizando o parecer dos professores da Uefs que participaram da primeira reunião ampliada organizada pela diretoria no dia 5 de maio. Além disso, o docente registrou seu desacordo com a forma aligeirada como o processo vem sendo conduzido e sem a discussão da proposta no âmbito do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), para consulta aos colegiados e departamentos.   

 

André Uzêda também disse que o período letivo extraordinário representa um risco não só para a Uefs, mas para as demais universidades estaduais baianas, pois abre precedente para que o governo do Estado regulamente a aprendizagem remota na modalidade Educação a Distância (EAD) para as quatro instituições. A implantação da EAD nas universidades ainda é uma ameaça à realização de concurso público para a nomeação de professores e pode significar uma possível redução de recursos financeiros ao orçamento das universidades. Conforme a fala de Uzêda, também baseada na conversa ampliada da diretoria com os docentes, a educação EAD exclui do processo de aprendizagem aqueles em situação de vulnerabilidade e, muitas vezes, dificulta o trabalho do professor, já que muitos, em função da natureza da disciplina, não conseguem dar aula no formato EAD.

 

Após amplo debate, no qual o diretor também falou sobre a nota publicada pelos diretores da Adufs com posição contrária da entidade sobre o período letivo extraordinário, não houve deliberação, conforme acertado na própria reunião do Consu, sobre este ponto da pauta. O assunto será tema de futuras reuniões do Consu. “Na referida reunião foi aprovada uma nota do Conselho Superior solicitando o adiamento do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem)”, acrescentou André Uzêda.


Compartilhe esta notícia:


Leia Também:

Total de Visitantes
2419578
Usuários Online
3
Avenida Transnordestina, MT 45, Novo Horizonte
Campus Universitário - UEFS CEP 44036-900
Feira de Santana - Bahia | Tels: (75) 3161-8072 / 3224-3368.
E-mail: adufs@uefs.br / adufsba@yahoo.com.br
Desenvolvido po Tacitus Tecnologia
Todos os direitos reservados © 2020 - ADUFS
Home Filie-se a ADUFS Contato