Carreira, dedicação exclusiva e orçamento pautam debates sobre plano de luta das instituições estaduais e municipais do ensino superior

10/02/2020

Cerca de 700 docentes de todo o país reuniram-se durante o 39º Congresso do ANDES-SN para discutir as conjunturas interna e externa e deliberar o plano de lutas para o ano vindouro. O encontro aconteceu de 4 a 8 de fevereiro, na Universidade de São Paulo. A Adufs foi representada pelos professores Rosevaldo Ferreira, Gean Santana, Reinalda Oliveira, Gracinete Souza, Fábio Dantas e Neima Oliveira. O tema central foi “Por liberdades democráticas, autonomia universitária e em defesa da educação pública e gratuita”.

Entre as ações que integram o plano de lutas estão: fortalecimento dos fóruns e espaços de articulação; reafirmação da luta em defesa da Dedicação Exclusiva (DE) como regime prioritário; intensificação das campanhas de combate ao assédio sexual e moral, realização da Semana Nacional de Luta do Setor das Iees/Imes, entre os dias 25 e 29 de maio, com os eixos Carreira e DE, Cortes e contingenciamento, saúde docente e condições de trabalho, autonomia universitária e Pacote + Brasil; e a luta por garantias orçamentárias sem contingenciamento, que garantam o funcionamento e a autonomia da gestão financeira, acadêmica e política das Iees e Imes.

Também fazem parte dos encaminhamentos o lançamento da campanha nacional dos servidores públicos federais, nesta terça-feira (11); paralisação e mobilizações no Dia Internacional da Mulher, em 8 de Março; realizar assembleias até o dia 13 de março para debater a construção da greve geral da categoria; deflagração da Greve Geral da Educação, em 18 de março; entre outros.

O diretor da Adufs, Fábio Dantas, que pela primeira vez participou do Congresso, avalia que “o encontro foi mais um ato de fortalecimento do sindicato na luta contra as políticas que tentam retirar direitos trabalhistas e a destruição do serviço público. Foram cinco dias de discussões sobre os principais problemas que atingem o ensino superior e sobre a necessidade de deliberar a construção de uma greve geral nacional do setor da educação. As deliberações do 39º Congresso buscam a unidade da classe trabalhadora como forma de responder aos ataques que a educação vem sofrendo”.

Fábio Dantas ainda considera “importante a participação nesses eventos, pois o aprendizado político é bastante significativo. Temos a possibilidade de debater os projetos e programas que estão sendo implementados na educação brasileira, bem como as suas consequências. Saio com mais elementos políticos e reflexivos para lutar contra as políticas de mercantilização da educação e pelo fortalecimento da luta pela valorização do trabalho docente”.

A Adufs esteve presente no Congresso do ANDES-SN 

Foto: Diretoria da Adufs 

Unidade de ação
Nas diversas análises, esteve presente o chamado para a construção da unidade na luta como estratégia para enfrentar a ofensiva do capitalismo neoliberal, a ascensão da extrema-direita e os vários ataques que já estão em pauta, como a reforma administrativa, as Propostas de Emenda Constitucional do Pacto Federativo, do Fundo Público e a Emergencial, que prevê a redução de salários para servidores federais, do governo Bolsonaro e do Congresso.

Debateu-se a necessidade de ampliar a mobilização na base docente e fortalecer a unidade da classe trabalhadora, na perspectiva de construção da greve do setor da educação, e também de uma greve geral, tendo como referência a data de 18 de março, já apontada como um dia de luta pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e outras entidades, visando derrotar as políticas neoliberais e a agenda reacionária do governo Bolsonaro e do Congresso.

Eleição
Duas chapas se inscreveram para participar do processo eleitoral para a diretoria que estará à frente do ANDES-SN, durante o biênio 2020/2021. As chapas apresentaram, durante o último dia do 39º Congresso do ANDES-SN (8), os candidatos aos cargos de presidente, secretário-geral e 1º tesoureiro. As eleições acontecem entre os dias 12 e 13 de maio de 2020, em todo o território nacional.

A Chapa 1 - denominada Unidade para Lutar: Em defesa da educação pública e das liberdades democráticas, é composta pelas professoras Rivânia Moura (UERN) e Maria Regina Ávila (UFSC), candidatas aos cargos de presidente e secretária-geral respectivamente, e Amauri Fragoso Junior (UFCG), para o cargo de 1º tesoureiro. A diretora da Adufs, Reinalda Souza, é candidata da chapa 1 ao cargo de secretária da Regional Nordeste III. Já a Chapa 2, denominada RENOVA ANDES, é composta pela professora Celi Taffarel (UFBA), para o cargo de presidente, e os professores Luis Antônio Pasquetti (UnB) e Paulo Opuska (UFPR), para os cargos de secretário-geral e 1º tesoureiro, respectivamente.

Leia Também