Servidores fazem novo protesto contra a reforma da Previdência

07/02/2020

Trabalhadores de diversas categorias do funcionalismo público ocuparam a praça da Piedade, em Salvador, nesta sexta-feira (7), em um protesto contra a Emenda Constitucional (EC) 26/2020, que altera o regime próprio de Previdência dos servidores. Revoltados com a aprovação da EC, os trabalhadores denunciaram o governador Rui Costa pelo ataque à aposentadoria deles que, a partir de agora, demorarão mais tempo para se aposentar e terão os valores das aposentadorias rebaixados. Professores da Uefs estiveram no ato público.

Nas falas, as categorias lembraram aos presentes que as assessorias jurídicas dos sindicatos estão estudando a EC 26/2020, no intuito de questionar a sua legalidade. Os militantes também ressaltaram a necessidade de intensificar a luta conjunta para combater os ataques em curso, como a reforma Administrativa que está sendo discutida pelo governo federal.

“Neste momento de forte ataque dos governos federal, estadual e municipais aos servidores públicos, a mobilização das categorias com vistas a construção de uma greve geral do funcionalismo é de fundamental importância”, disse Haroldo Bennatti, diretor da Adufs presente ao ato.

O protesto foi realizado pelo Fórum das Entidades Sindicais de Servidores Públicos, que reúne diversas categorias do funcionalismo público baiano. 

Leia Também