Servidores fazem novo protesto contra mudanças na Previdência

24/01/2020

Na próxima terça-feira (28), às 9h, servidores públicos de todo o Estado voltarão à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para reforçar as mobilizações iniciadas no início deste mês contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)159/2020, que modifica o Regime Próprio de Previdência Social deles. Na quinta-feira (23), diversas categorias de trabalhadores do funcionalismo foram à Casa Legislativa em protesto contra a Proposta. Professores da Uefs estiveram no ato público, que durante todo o tempo teve a presença da Polícia Militar (PM).

Durante as falas, na quinta-feira (23), os manifestantes ressaltaram que a PEC do governo Rui Costa rebaixa o valor da aposentadoria e das pensões, reduz o valor do benefício inicial e aumenta o tempo de contribuição. Também rechaçaram a postura do líder da Maioria na AL-BA, deputado Rosemberg Pinto, dos deputados da base do governo e dos deputados da direita, que são coniventes com a PEC do governador.
   

Servidores criticaram a PEC do governo Rui Costa 

“Temos um governo truculento, que ataca os servidores e o setor público. Os servidores públicos precisam se mobilizar ainda mais e acenar com a greve geral, pois ainda temos diversas pautas a serem negociadas, como o pagamento do reajuste linear e a melhoria do serviço prestado pelo Planserv. O deputado Rosemberg Pinto se coloca como interlocutor da categoria com o governo, mas as negociações não avançam. Não queremos o deputado como nosso interlocutor. Os deputados da direita também não se manifestam sobre a PEC”, disse André Uzêda, diretor da Adufs e coordenador do Fórum das ADs.

Uzêda ainda registrou, em sua fala, a presença da PM no protesto e em demais mobilizações, inclusive nas ocupações feitas recentemente por estudantes de escolas públicas estaduais, a exemplo do Colégio Estadual Odorico Tavares, em Salvador. O coordenador do Fórum das ADs condenou a posição do governo Rui Costa, que eleva um chefe de polícia à condição de negociador.

Por enquanto, a PEC tramita na Comissão de Constituição e Justiça da AL-BA. A previsão é que a Proposta de Emenda à Constituição seja votada no plenário na próxima terça-feira (28).

Veja mais fotos e vídeo no Facebook da Adufs.

Leia Também