Sindicato Nacional promove Seminário sobre a história do movimento docente

09/12/2019

O ANDES Sindicato Nacional promoveu entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, o “Seminário de História e Memória do movimento docente: lutas por autonomia e liberdade, ontem e hoje”. O evento, sediado pela Aprofurg - Seção Sindical do ANDES-SN, localizado na Universidade Federal do Rio Grande (RS), teve o objetivo de resgatar a história de luta dos professores e das professoras e da trajetória do sindicato. Durante o encontro também foi realizada a primeira etapa do Curso Nacional de Formação de 2019, com o tema "Reorganização da classe trabalhadora e os desafios para o movimento docente”.

O professor e 1º secretário da Regional Rio Grande do Sul do Sindicato Nacional, Guinter Leipnitz, destacou que o seminário é uma deliberação do 38º Congresso do ANDES-SN, que foi realizado em Belém, no início de 2019.

A primeira roda de conversa prevista na programação tratou do movimento docente na ditadura empresarial-militar no Brasil 1964-1985. A segunda atividade foi a roda de conversa com o tema "Do ANDES ao ANDES: a organização do movimento docente”. Já a terceira atividade do evento versou sobre a memória histórica do ANDES-SN na luta por mais direitos para a classe trabalhadora. A última mesa tratou da concepção sindical do ANDES-SN.

Fonte: ANDES-SN, com edição. 

Leia Também