Adufs solidariza-se com a luta dos técnico-administrativos

27/11/2019

Ciente de que somente a luta é capaz de forçar o governo Rui Costa e as reitorias a apresentarem respostas às categorias em luta, a diretoria da Adufs prestou solidariedade ao movimento dos técnico-administrativos da Uefs. Os docentes estiveram no local da mobilização, onde conversaram com os funcionários, e se colocaram à disposição para o que for necessário ao movimento.

Durante a conversa com os técnicos, os diretores também falaram sobre a necessidade de ambas as categorias defenderem algumas pautas de forma conjunta, como a melhoria do serviço prestado pelo Planserv. “Somos solidários ao movimento. Também enfrentamos problemas semelhantes com o governo Rui Costa e temos de travar intensa luta para avançar na discussão sobre as nossas pautas. Neste momento, estamos numa mesa de negociação que foi conquistada durante a greve, mas que não avança porque o governo trata os docentes com desrespeito e descaso. A partir dos próximos dias, vamos intensificar a nossa luta”, disse o diretor da Adufs, Jucelho Dantas.

Técnico-administrativos
Os técnico-administrativos paralisaram as atividades na terça (26) e nesta quarta-feira (27), com bloqueio do acesso à instituição. Durante os dois dias, a Administração Central decretou a suspensão das atividades acadêmicas.

A categoria reivindica pautas junto à Reitoria e ao governo estadual. Fazem parte das reivindicações a participação na construção dos decretos que regulamentam a promoção e a progressão dos servidores, respeito à paridade no salário-base dos aposentados, construção do Centro de Educação Básica da Uefs, melhoria nos salários e construção do Restaurante Universitário para os servidores técnicos. “A proposta da Administração era construir este restaurante. Até hoje, não temos solução”, lamentou Daiana Alcântara, diretora do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest/Uefs).

Ainda integram as reivindicações dos técnico-administrativos, o investimento na infraestrutura da Creche da universidade, pagamento do adicional de insalubridade, distribuição de água mineral, dentre outros itens. “Assinamos um acordo na presença do governador Rui Costa, mas a Saeb não está cumprindo com o que foi prometido para a categoria”, denunciou Daiana Alcântara. 

Leia Também