Estudantes protestam no pórtico da Uefs

04/11/2019

Alunos da Uefs fizeram uma mobilização no pórtico da universidade, na última quinta-feira (31), com bloqueio do acesso ao campus. O reitor Evandro do Nascimento suspendeu o expediente na Uefs naquele dia. As atividades foram retomadas na última sexta-feira (1º). A categoria reivindica bolsa-alimentação integral para os novos discentes da residência universitária; maior fiscalização, por parte da Administração Central, do sistema de cotas para acesso à instituição, e discussão da Minuta do Cancelamento de Vaga, mais conhecida como Minuta do Jubilamento.

Sobre a Minuta, os discentes pedem que o documento seja revisto antes da votação no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), marcada para a última quinta-feira (31). Em relação à alimentação integral, os alunos alegam que a refeição foi negada aos novos estudantes neste semestre. Por isso, pedem que o discente tenha garantida a alimentação integral até que haja o lançamento do edital e processo seletivo que dá acesso à Residência Universitária e, consequentemente, às refeições.

A diretoria da Adufs acompanhou a situação e entende que política estudantil perpassa pela garantia das condições de acesso e permanência na universidade. Os diretores da Associação também defendem a apuração dos casos de fraude no sistema de acesso via cotas, para que grupos historicamente excluídos sejam contemplados no processo seletivo de acesso aos cursos de graduação da Uefs.

Leia mais.   

Leia Também