Roda de conversa discute militância de gênero na universidade

22/10/2019

No dia 21 de novembro, o Grupo de Trabalho Políticas de Classe para as Questões Etnicorraciais, de Gênero e Diversidade Sexual da Adufs (GTPCEGDS) promoverá uma roda de conversa sobre o tema “Rebelião de Stonewall no cotidiano LGBTQI+: práticas de libertação e militância de gênero na Universidade”. A atividade será às 15h, ao lado da Adufs.

Além do debate, haverá comes e bebes e uma performance com uma drag queen. A atividade marca o cinquentenário da Rebelião de Stonewall, completada no dia 28 de junho. A Rebelião foi uma série de manifestações de membros da comunidade LGBT contra a invasão da polícia de Nova York, no dia 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, localizado no bairro de Greenwich Village, em Nova York, nos Estados Unidos. É um marco do movimento de libertação LGBTQI+ e o momento em que o ativismo pelos direitos deste grupo ganha o debate público. No Brasil, o Dia do Orgulho LGBT é celebrado também no dia 28 de junho.

Para Deybson Borba, diretor da Adufs, faz-se necessário “pensar o papel da universidade com práticas mais condizentes com a transformação da sociedade, acolhendo as diferenças e construindo caminhos possíveis de convivência e respeito”. Além disso “a Bahia possui um alto índice de crimes homofóbicos. Precisamos discutir essa problemática”.

Programação:

15h às 15h30 – Mesa de abertura

15h30 às 17h – Roda de conversa
Prof. Doutor Murilo Souza Arruda (Uefs)
Profª Catarina Paraguaçu Brandão – Rede municipal
Profª Doutora Fran Demétrio Santos (UFRB)
Petra Peron – Militante do movimento LGBTQI+

17h30 – Apresentação artística com a drag queen Ariel Castelly 

Leia Também