Em reunião ampliada, docentes rejeitam proposta do governo

09/10/2019

Em função de falta de quórum para a assembleia convocada para terça-feira (8), a diretoria da Adufs realizou uma reunião, sem caráter deliberativo, com os presentes. Os diretores conversaram com a categoria sobre a proposta do governo para os processos relacionados ao regime de Dedicação Exclusiva. Na Uesb, Uneb e na Uesc, os docentes, em assembleia, rejeitaram a proposta dos gestores públicos.

Os professores presentes à reunião endossaram a sugestão dos diretores, que recusa a proposta do governo Rui Costa. Os gestores públicos querem limitar a liberação dos processos de mudança de regime de trabalho para, apenas, 70% dos docentes. Ainda conforme o governo, só poderão mudar de regime de trabalho aqueles docentes que o tempo restante para aposentadoria seja de, pelo menos, dez anos. A outra imposição é que esses professores assumam o compromisso de terem carga horária semanal mínima de 12h em sala de aula. A posição dos diretores é a garantia de concessão a todos os pedidos.

A mesa permanente de negociação entre o Fórum das ADs e o governo será realizada na próxima quinta-feira (10), às 14h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Na ocasião, os diretores das associações docentes reafirmarão a implementação de todos os processos. Antes, às 9h, o Fórum das ADs reúne-se na Aduneb.

No caso da Uefs, se o governo Rui Costa não acatar a decisão dos docentes, a diretoria da Adufs moverá uma ação judicial pedindo a implementação imediata de todos os processos de mudança de regime de trabalho para Dedicação Exclusiva. 

Leia Também