Sindicato Nacional apresenta tese no 4º Congresso da CSP-Conlutas

07/10/2019

O ANDES-SN defendeu, durante a primeira tarde de trabalhos do 4º Congresso da CSP-Conlutas, a resolução global sobre “Os desafios da conjuntura e a organização da Classe Trabalhadora”. O Sindicato Nacional contribuiu com sete resoluções. As teses e proposições constituem o Caderno de Contribuições Globais e Propostas de Resoluções que vão nortear os trabalhos durante o congresso da entidade. O material servirá para embasar os debates e deliberações do evento.

Na tese, o ANDES-SN aponta três pontos chaves de estratégias para o enfrentamento do desmonte do estado e o fortalecimento da luta: Conjuntura Internacional, Conjuntura Nacional e a Reorganização da Classe Trabalhadora. No fim do texto, o Sindical Nacional reforça que “é necessário lutar contra o sectarismo e pela ampliação do diálogo e da construção unitária com setores classistas da classe trabalhadora. Para isso é necessário lutar pela ampliação dos horizontes de nossa central sindical, construir o Fórum Sindical, Popular e de Juventudes por direitos e liberdades democráticas como espaço de unidade de ação visando a construção de um grande encontro da classe trabalhadora no Brasil”.

As contribuições e propostas são fundamentais para a realização do congresso e abordam o projeto da CSP-Conlutas como alternativa de luta para as trabalhadoras e trabalhadores do país. Assim, entre os principais temas debatidos estão a reorganização sindical no Brasil, a luta contra o desmonte do estado promovido por Bolsonaro e a situação dos povos indígenas.

O 4º Congresso Nacional da CSP-CONLUTAS ocorreu de 3 a 6 deste mês, em Vinhedo, São Paulo. 

Fonte: ANDES-SN, com edição. 

Leia Também