Notícias

MOVIMENTO DOCENTE

Fórum das ADs discute estratégias para a mesa de negociação permanente

03-10-2019 às 14h12

Ascom Fórum das ADs
Reunião foi em em Vitória da Conquista
Reunião foi em em Vitória da Conquista

O Fórum das ADs reuniu-se em Vitória da Conquista para avançar na auto-organização da categoria frente às demandas da mesa de negociação. O encontro ocorreu na última segunda-feira (30). As ADs discutiram estratégias do movimento docente para as próximas rodadas de negociação. Atualmente está em pauta na mesa a liberação das 256 Dedicações Exclusivas (D.E.). Sobre esse tema, o Fórum das ADs encaminhou uma nova reunião na manhã do dia 10 de outubro na Aduneb, em Salvador, a partir das 9h. Foi levantada, ainda, o indicativo de uma nova rodada de assembleia conjunta após a mesa de negociação permanente.

A nova reunião da mesa entre movimento docente e o Governo do Estado ocorrerá dia 10 de outubro, a partir das 14h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Está em curso um debate na categoria sobre a proposta apresentada pelo governo que contempla apenas 70% dos docentes que se encontram na fila de espera. Além disso, a proposta também impõe barreiras no que diz respeito ao tempo de, no mínimo, faltando 10 anos para aposentadoria e a carga horária de sala de aula com fixação de 12h (entenda a proposta).

XIV Encontro de Docentes das Universidades Estaduais da Bahia
Uma das estratégias apontadas na reunião para avançar na mesa de negociação foi a realização da décima quarta edição do tradicional Encontro de Docentes das Universidades Estaduais Baianas. A proposta das ADs é que o tema este ano seja “Perspectivas e desafios do movimento docente baiano nos dias atuais”. O Encontro é um espaço histórico do Fórum das ADs que existe há quase trinta anos.

A programação e definição da data do encontro ainda serão debatidas entre as diretorias e divulgadas posteriormente. De acordo com o rodízio, dessa vez, o espaço será sediado pela Associação dos Docentes da Uesb (Adusb).

“Vivemos um momento de muitos desafios para o movimento docente. A nossa categoria resistiu bravamente numa greve que durou mais de 60 dias e conquistamos um canal de negociação para dar conta do respeito aos direitos trabalhistas docentes que, nesse governo, estão sendo duramente atacados. O encontro tem o objetivo de debater a nossa realidade e avançar nas táticas e estratégias para a mesa de negociação permanente. Será muito importante”, demarcou André Uzêda, coordenador do Fórum das ADs.

LOA 2020 e Greve Nacional da Educação
Além dos encaminhamentos referentes à mesa de negociação permanente, o Fórum também indicou que as representações docentes elaborem para o ano de 2020 uma emenda dos 7% da R.L.I. para as Ueba no Projeto de Lei Orçamentário Anual (LOA) do Estado. A proposta é que o documento seja entregue aos deputados estaduais baianos.

Foi aprovada, em assembleia, paralisação das atividades acadêmicas com mobilização na Uesb e Uneb. A Uesc aprovou paralisação das atividades acadêmicas na quarta-feira (2) e mobilização com um café da manhã às 8h. No dia 3 ocorreu uma roda de conversa no interior do campus da universidade sobre "A importância da D.E. para a qualidade do trabalho docente" e panfletagem nos três turnos de funcionamento da universidade. Na Uefs, a categoria apontou incorporação às mobilizações locais.

Texto: Ascom Fórum das ADs.


Compartilhe esta notícia:


Leia Também:

Total de Visitantes
1514281
Usuários Online
8
Avenida Transnordestina, MT 45, Novo Horizonte
Campus Universitário - UEFS CEP 44036-900
Feira de Santana - Bahia | Tels: (75) 3161-8072 / 3224-3368.
E-mail: adufs@uefs.br / adufsba@yahoo.com.br
Desenvolvido po Tacitus Tecnologia
Todos os direitos reservados © 2019 - ADUFS
Home Filie-se a ADUFS Contato