Evento estimulará o debate sobre doenças ocupacionais

30/09/2019

O Grupo de Trabalho Seguridade Social / Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da Adufs iniciará uma campanha sobre adoecimento ocupacional. A proposta é realizá-la em um dos dias da III Feira de Graduação da Uefs, marcada para acontecer em 22 e 23 de outubro. A ação, aprovada em reunião realizada na última sexta-feira (27), está sendo desenvolvida em parceria com a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis da universidade (Propae) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest).

A proposta da atividade é divulgar formas de prevenção a esse tipo de adoecimento, provocar uma discussão sobre o assunto, sensibilizar os participantes e evitar novos casos. Será voltada aos docentes, discentes, servidores técnicos e trabalhadores terceirizados.

As doenças ocupacionais geralmente estão relacionadas à cobrança por produtividade, segundo estudos realizados por algumas seções sindicais do ANDES-N. Na Uefs, há casos pontuais, mas sem registro formal, segundo falas dos presentes à reunião. A expectativa do grupo é organizar e registrar os dados existentes e relacionados ao adoecimento ocupacional.

A próxima reunião do GTSSA, Propae e Sintest será no dia 1º de novembro, às 10h, em local a ser definido.  

Leia Também