Reforma da Previdência vai à votação nesta terça-feira (24)

24/09/2019

A fase de discussões da Reforma da Previdência no Senado foi encerrada e o texto deve ser votado em 1° turno nesta terça-feira (24). O segundo turno de votação está previsto para 10 de outubro e, caso seja aprovada, a reforma irá para promulgação do Congresso, passando a valer imediatamente.

A Reforma da Previdência, na prática, vai impedir milhões de trabalhadores de conseguirem se aposentar. Restringe e dificulta o acesso a importantes benefícios do INSS, como as pensões por morte, aposentadoria especial e por invalidez, PIS, BPC, entre outros.

No Senado, ela ainda foi piorada, pois num acordo entre a maioria dos partidos, os picaretas criaram uma PEC paralela que estende para estados e municípios as mudanças nas regras previdenciárias.

Protestos e repúdio
A denúncia e a luta contra esse brutal ataque aos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros não podem parar. A CSP-Conlutas segue na campanha contra essa reforma injusta e à frente das lutas em defesa das aposentadorias e da Previdência Social.

O governo Bolsonaro, com apoio da grande imprensa, alardeou que “sem a reforma o Brasil iria quebrar” e que a “reforma iria retomar a economia e gerar empregos”. Após a aprovação da reforma na Câmara já mudaram o discurso e começaram a dizer que não é bem assim. A Reforma da Previdência só vai beneficiar os ricos. A tal “economia” com a reforma será arrancada da aposentadoria dos trabalhadores e dos benefícios dos mais pobres.

O dinheiro não irá para investimentos sociais, mas será desviado para pagar os juros da Dívida Pública para banqueiros e especuladores internacionais. Por isso, começam já a tentativa de justificar que “só” a reforma não vai melhorar a economia.

Leia Também