Encontro Nacional do Setor das Iees/Imes aprova plano de ações

24/09/2019

Com o intuito de organizar a luta e formular política sindical no ANDES-SN voltado para o setor das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior, dezenas de professores reuniram-se na Universidade de Gurupi, no Tocantins, durante o XVII Encontro Nacional do Setor das Iees/Imes. A atividade começou na última sexta (20) e terminou domingo (22). André Uzêda, diretor da Adufs, esteve presente como representante do Fórum das ADs.

O tema do XVII Encontro foi: “Na defesa das universidades estaduais e municipais, dos direitos e das liberdades democráticas: nossa resposta é resistência”. A programação incluiu mesas de debates, painel, grupos de discussão e uma plenária final, que sistematizou os encaminhamentos aprovados nos grupos de discussão.

Entre as ações encaminhadas estão: incluir no Plano Geral de Lutas do Setor ações contra a intensificação do trabalho docente; propor uma campanha para o Regime de Dedicação Exclusiva como regime de trabalho e carga horária de 8 horas de sala de aula; campanha por reajuste e recomposição salarial; levantar dados sobre o adoecimento docente nas instituições; apontar o processo de privatização das Iees/Imes; defender o financiamento 100% público e estatal para as Iees/Imes; fazer campanha contra o assédio moral e sexual nas instituições, além de lutar em defesa da assistência e da permanência estudantil.

As propostas aprovadas na plenária final serão organizadas e submetidas à reunião do Setor das Iees/Imes, no dia 20 de outubro. Antes, no dia 19 do próximo mês, haverá a reunião do Setor das Ifes.

André Uzêda avalia o encontro como proveitoso e importante, pois foi possível a troca de informações e experiências entre os membros das associações docentes presentes ao encontro. “Confirmamos que os governos estaduais e municipais têm atacado as universidades da mesma maneira. A partir das discussões, conhecemos as diversas formas de enfrentamento adotadas pelas associações docentes”, disse o coordenador do Fórum das ADs.  

Leia Também