Adufs participa de roda de conversa sobre relações de trabalho e saúde mental

24/09/2019

A diretoria da Adufs e o Grupo de Trabalho Seguridade Social / Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) da seção sindical estiveram presentes em uma roda de conversa sobre o tema “Precarização, relações de trabalho e saúde mental na Uefs”. Os docentes foram convidados por estudantes de Psicologia, organizadores do evento. A atividade ocorreu na segunda-feira (23).

Em sua fala, a diretora da Adufs, Marilene Rocha, disse que a precarização das condições de trabalho, a sobrecarga de atividades e a cobrança por produtividade têm contribuído com o adoecimento dos docentes nas instituições de ensino superior do país. A professora também registrou que o ANDES-SN tem grande acúmulo de discussão sobre o assunto. Ao final da sua fala, a docente parabenizou os estudantes pela iniciativa.

Adroaldo Oliveira, membro do GTSSA presente à roda de conversa, acrescentou que o ANDES-SN desenvolveu uma pesquisa que está sendo distribuída e aplicada nas seções sindicais. O objetivo do Sindicato Nacional é ter o mapeamento sobre a relação entre o ambiente de trabalho e o adoecimento dos professores. Oliveira ainda pontuou que, na concepção atual de estruturação das relações trabalhistas, o adoecimento não está relacionado ao ambiente laboral e, quando a enfermidade é considerada, é tratada de forma isolada, sem a relação de causa com a precarização das condições de trabalho.

Oliveira convidou os presentes a participarem, na próxima sexta-feira (27), da primeira reunião do Fórum de Saúde do Trabalhador da Uefs. Nesta data, o Fórum deve ser instituído e formalizado.

Fórum de Saúde do Trabalhador
A proposta de instituir o Fórum de Saúde do Trabalhador da Uefs surgiu em uma reunião entre representantes do GTSSA, do qual a Adufs faz parte, da Gerência de Recursos Humanos da Uefs (GRH), da Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Ações Estudantis (Propae), do Serviço de Saúde Universitário (Sesu) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau (Sintest). O encontro ocorreu no dia 30 de agosto.

O objetivo do Fórum de Saúde é debater e propor ações que previnam a ocorrência das doenças relacionadas ao trabalho. A proposta é que o grupo seja aberto à participação de todos os membros da comunidade acadêmica. A formação do Fórum é também uma resposta ao relatório apresentado pela GRH, que aponta para o aumento das doenças relacionadas ao trabalho na Uefs, sendo que a maior parte dos casos se refere aos transtornos mentais.

Ainda na reunião do dia 30 de agosto foi encaminhado que os representantes da GRH, da Propae, do Sesu e do Sintest levarão, à reunião do dia 27 deste, informações do seu setor sobre a saúde do trabalhador. Ao GTSSA ficou a atribuição de fazer um levantamento sobre as experiências dos Fóruns de Saúde do Trabalhador em outras Instituições Estaduais de Ensino Superior (Iees), para servir como referência ao Fórum a ser instituído na Uefs.  

Leia Também