Reunião ampliada rejeita proposta do governo

18/09/2019

A assembleia marcada para esta quarta-feira (18) não ocorreu por falta de quórum. No intuito de discutir os pontos da pauta com os presentes, a diretoria da Adufs realizou uma reunião ampliada. Os docentes endossaram a sugestão dos diretores de recusar a proposta do governo Rui Costa, que limita a liberação dos processos de mudança de regime de trabalho apenas a 70% dos docentes. A reivindicação da categoria é a garantia de todos os pedidos. Conforme indicativo dos presentes, os diretores da seção sindical devem comunicar a decisão ao Fórum das ADs. Veja a proposta do governo

A diretoria da Adufs reiterou que caso o governo Rui Costa não acate a decisão dos docentes, moverá uma ação judicial pedindo a implementação imediata de todos os processos de mudança de regime de trabalho para Dedicação Exclusiva. Uma nova assembleia deverá ser convocada em breve para apreciar o parecer do governo sobre a pauta.

Em reunião realizada entre o Fórum das ADs e o governo, no dia 11 deste mês, os gestores apresentaram uma proposta que deixou a categoria indignada. De acordo com o governo, só poderão mudar de regime de trabalho aqueles docentes que o tempo restante para a aposentadoria seja de, pelo menos, dez anos. A outra imposição é que esses docentes assumam o compromisso de ter carga horária semanal mínima de 12 horas em sala de aula. Os termos da proposta do governo excluem quase 63 servidores que estão há quatro anos aguardando a efetivação da sua mudança de regime de trabalho. O contingente de 70% da proposta do governo atende um total de 184 docentes, sendo 113 na Uneb, 44 na Uesb, 17 na Uefs e 10 na Uesc.

Sede da Adufs
Os presentes à reunião ampliada desta quarta-feira (18) também debateram a construção da nova sede da Adufs. Algumas falas se manifestaram favoráveis e, outras, registraram algumas ressalvas para o início da edificação. Os presentes reforçaram o indicativo da diretoria de formar uma comissão responsável pela discussão da pauta. 

Leia Também