Diretoria da Adufs convida a categoria a participar do Grito dos Excluídos

02/09/2019

Os professores levarão a pauta de reivindicação da categoria para as ruas de Feira de Santana durante o XXV Grito dos Excluídos, em 7 de Setembro, no desfile cívico da independência do Brasil. A concentração para o protesto será às 8h, em local a ser definido.

Além de criticar a redação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, texto-base da Reforma da Previdência do governo Bolsonaro, a categoria denunciará o cerceamento aos direitos trabalhistas e o contingenciamento orçamentário das Universidades Estaduais Baianas (Ueba), ambos impostos pelo governo Rui Costa.

Para a diretoria da Adufs, o desfile cívico de 7 de Setembro também é espaço de luta e de denúncia à sociedade sobre as investidas dos governos contra os trabalhadores. “Como o próprio nome diz, o Grito dos Excluídos traz sempre o tema dos que não fazem parte dos processos hegemônicos da sociedade. Excluídos da economia, do mercado de trabalho, dos direitos e, agora, excluídos até das políticas de assistência à saúde e da Previdência, aumentando as desigualdades e as iniqüidades sociais e econômicas”, pontuou André Uzêda, diretor da Adufs.

O tema do XXV Grito dos Excluídos é: “A vida em primeiro lugar! Este sistema não vale: Lutamos por justiça, direitos e liberdade", uma alusão direta às vítimas da tragédia de Brumadinho, onde em 25 de janeiro deste ano, ocorreu o rompimento de uma barragem resultando em um dos maiores desastres com rejeito de mineração no Brasil.  

Leia Também