Professores fazem mobilização em defesa do regime de Dedicação Exclusiva

31/08/2019

Na próxima quinta-feira (5), os professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) farão um dia de mobilização, sem paralisação, em defesa do regime de Dedicação Exclusiva (D.E.). Na Uefs, a categoria fará panfletagem no pórtico e nos módulos, além de uma mesa redonda. A data também marca um protesto unificado contra o descompromisso do governo Rui Costa em avançar na discussão sobre a garantia dos processos impetrados pela categoria.

O tema da mesa redonda será “A importância do regime de Dedicação Exclusiva para as universidades públicas”. A atividade está programada para começar às 14h30, no Anfiteatro, módulo II da Uefs. As mobilizações organizadas nos campi precedem o ato público que será realizado no no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, no dia 11 de setembro. Nesta data está agendada mais uma mesa de negociação entre o Fórum das ADs e o governo sobre o regime de DE.

Nota pública, cards, cartazes, broches, entre outros, fazem parte das peças a serem usadas.

A expectativa é que na próxima mesa de negociação o governo apresente uma proposta concreta aos 256 professores que, atualmente, solicitaram mudança de carga horária para a implementação da DE. Na Uefs, 35 docentes aguardam a tramitação do processo.

Nota do Fórum das ADS
O Fórum das ADs também publicou uma nota em defesa do regime de DE. No documento, os diretores das associações docentes das Ueba estabelecem que “para o exercício das atividades acadêmicas, independentemente dos interesses estreitos de governos e do mercado, é imperativo proteger a liberdade de cátedra, a liberdade de crítica e a carreira docente como condiçãopara a produção do conhecimento”.

Na nota do Fórum das ADs ficou estebelecido também que “considerando que o potencial dessas universidades se encontra na articulação entre o ensino de graduação, de pós-graduação, da pesquisa e da extensão, o regime preferencial de trabalho é a dedicação exclusiva, fundamental à qualidade acadêmica”.

Veja a nota.  

Leia Também