Problema referente ao ônibus que circula entre Salvador e Feira de Santana parece ter sido resolvido

29/08/2019

O problema com o ônibus que faz o roteiro Salvador X Feira de Santana X Salvador parece ter chegado ao fim. Na manhã desta quinta (29), os dois veículos partiram da capital baiana com destino ao campus universitário. Segundo a chefe da Unidade de Infraestrutura e Serviços da Uefs (Uninfra), Nadja Ribeiro após conversa entre a administração da universidade e a empresa prestadora do serviço concluiu-se que o primeiro veículo pode se deslocar com até 46 passageiros, conforme estabelece o contrato, mesmo este tendo 50 lugares. Os servidores restantes vêm no segundo veículo.

A diretoria da Adufs reitera que a garantia dos dois ônibus é resultado de intensa cobrança dos sindicalistas e das reuniões com a administração. Somente por conta da pressão da categoria, chegou-se a uma solução para o problema.

A diretoria da seção sindical ainda reforça que a reunião programada para às 16h desta quinta-feira (29), na sede da Adufs, para discutir o ônibus, está mantida.

Situação até o dia de ontem
Um sentimento de desrespeito e de descaso para com o trabalho docente tomou conta de grande parte dos professores que utilizam o transporte que faz o roteiro Salvador X Feira de Santana X Salvador. Isso porque foi constante o atraso na chegada à Uefs e, até mesmo, o não comparecimento dos ônibus ao campus por conta da irregularidade na oferta do serviço. Somente nesta semana, o problema aconteceu por duas vezes. O assunto foi pauta de duas reuniões entre a diretoria da Adufs e a Administração Central da instituição.

“Na quarta-feira, eu teria aula e reunião de departamento. O semestre já está apertado e eu ainda não consegui chegar à universidade. Isso é muito desrespeitoso porque não tenho como cumprir meus compromissos. Estou na Uefs há pouco mais de 35 anos e nunca aconteceu uma situação como essa”, reclamou Emanuel Fernando Reis, lotado no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCFH).

A sensação é “de você não ser necessário e não ser prioridade. Tinha aula a manhã inteira da quarta, além de orientação programada. Todo esse processo é muito desagradável, desgastante”, acrescentou a professora Vânia Rastelli, do Departamento de Ciências Exatas (Dexa).

Entenda o caso
Os professores da Uefs procuraram a diretoria da Adufs para queixar-se da irregularidade na oferta dos ônibus que trafegam entre Salvador e a Uefs. A Administração Central oferta dois ônibus. No entanto, a categoria reclamou que o segundo ônibus só saía da capital baiana após a lotação completa do primeiro e somente se houvesse um quantitativo mínimo de cinco servidores.

Questionada pela diretoria da Adufs, em reunião ocorrida no início da semana, Nadja Ribeiro chegou a informar que o contrato firmado entre a administração da universidade e a empresa prestadora do serviço estabelece que o deslocamento só seria realizado se houvesse número igual ou superior a cinco servidores. Como não pode haver aditivo no contrato para garantir outro tipo de transporte aos professores, analistas e técnico-administrativos, no caso de o segundo ônibus não ter cinco ou mais pessoas, segundo a Uninfra, os professores ficariam desassistidos.

A diretoria da Adufs espera que o novo procedimento que permite o transporte de professores em dois ônibus, mesmo quando o número de professores for menor que 5 para o segundo veículo, seja cumprido plenamente e que outros problemas que também já aconteceram (como problemas mecânicos) não dificultem o pleno exercício desta conquista, já consagrada inclusive na Justiça.

Leia Também