Professores vão às ruas nesta terça-feira (13)

12/08/2019

Nesta terça-feira (13), diversas categorias de trabalhadores e estudantes irão às ruas de Feira de Santana em um protesto que marca a Greve Nacional em Defesa da Educação, da Democracia, contra a reforma da Previdência e outros retrocessos. A concentração para o ato público está marcada para às 8h, na Praça de Alimentação. Os professores da Uefs irão endossar a manifestação, conforme aprovado em assembleia.

O governo federal tem acelerado o desmonte da Previdência e das políticas públicas nas áreas da habitação, saúde, educação transporte, cultura, meio ambiente, entre outros. Somado ao desemprego crescente, tal desmonte aumenta o processo de empobrecimento da população nas cidades e no campo, bem como aprofunda a desigualdade social. Além disso, o governo quer empurrar a Reforma da Previdência como se fosse uma boa proposta para o país, o que é uma mentira!

Na tentativa de barrar os ataques do governo federal, a população irá às ruas fazer a denúncia. Também serão levadas para o espaço público as pautas das diversas categorias presentes ao protesto. Os professores das Uefs denunciarão o maior arrocho salarial dos últimos 25 anos, o contingenciamento orçamentário e os ataques aos direitos trabalhistas.

6 de agosto
Em 6 de agosto, dia em que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019 (Reforma da Previdência) entrou na pauta da Câmara dos Deputados para a votação em 2° turno, os professores da Uefs fizeram uma panfletagem no pórtico da universidade. Em todo o país, diversas categorias fizeram protestos. A mobilização foi convocada nacionalmente de forma unificada pelas centrais sindicais do país.  

Leia Também