Docentes reúnem-se com a Reitoria para discutir o transporte entre Salvador e Feira de Santana

09/08/2019

Nesta semana, alguns professores procuraram a diretoria da Adufs para queixar-se dos ônibus que fazem o roteiro Salvador X Feira de Santana X Salvador. Segundo eles, os veículos só saem da capital baiana com destino ao campus universitário se houver, pelo menos, cinco passageiros. Caso contrário, os servidores do transporte que não teve a lotação completa são deixados na capital baiana. Como apenas um veículo atinge o limite de passageiros, tal fato tem sido recorrente. É importante registrar que o direito ao ônibus foi uma conquista da luta da Adufs na década de 80 e, empenhada em manter a garantia a esse direito, a diretoria da seção sindical reuniu-se com a Administração Central da instituição, na quinta-feira (8).

Conforme acordado em reunião, que contou com as presenças da diretoria da Adufs e de professores que utilizam o ônibus, a administração da universidade estará reunida nesta sexta-feira (9) com representantes da empresa prestadora do serviço de transporte. O objetivo é discutir a possibilidade de um aditivo contratual, de forma a garantir o deslocamento de todos os professores que estiverem em Salvador.

Também foi discutida a criação de uma comissão de transporte para garantir a construção futura de um contrato coparticipativo que contemple os anseios da comunidade acadêmica. A proposta é que componham o grupo representantes da Adufs, do Sintest e da Administração Central. Uma nova reunião será marcada nos próximos dias.

Novo contrato

No segundo semestre do ano passado foi realizada licitação para a contratação de nova empresa, porque a anterior prestava serviço à Uefs através de contrato indenizatório. Atualmente, três ônibus fazem o roteiro entre a capital baiana e a universidade.

O contrato foi firmado após uma decisão judicial forçar a administração a garantir o transporte. O ônibus foi suspenso pelos gestores da universidade em julho de 2016, após decreto do governo Rui Costa que limitou a concessão do serviço para servidores públicos estaduais.

Na época, a assessoria jurídica da Adufs impetrou um Mandado de Segurança junto ao Tribunal de Justiça (TJ-BA) contra o secretário da Administração (Saeb), Edelvino Góes, para garantir a oferta do ônibus. Os diretores também se mobilizaram no campo político e administrativo. Em março de 2018, a Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) julgou procedente o Mandado de Segurança impetrado pela Adufs. Os desembargadores integrantes da Seção foram unânimes em determinar a manutenção do serviço de transporte. 

Leia Também