Docentes e governo discutem fila de Dedicação Exclusiva

05/08/2019

Na última quarta-feira (31), as associações docentes e representantes do Governo do Estado realizaram a primeira mesa de negociação temática conquistada com a greve. O assunto em discussão foi a fila de docentes com as solicitações de dedicação exclusiva retidas, que já somam cerca de 250 professores nas quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). Estiveram presentes as representações dos professores, o superintendente de Recursos Humanos da Secretaria da Administração (Saeb), Adriano Tambone, Március Gomes, da Secretaria da Educação (SEC), Diogo Araponga, da Secretaria da Administração (Saeb) e Kelly Costa, da Secretaria das Relações Institucionais (Serin).

Na oportunidade, as ADs apresentaram argumentos acadêmicos e trabalhistas sobre a urgência de implementação dos processos. Foi explanado para o governo a importância desse tipo de regime de trabalho para realidade universitária. Além ser um direito garantido pelo Estatuto do Magistério Superior, esse tipo de vínculo é fundamental para a garantia do tripé do ensino, pesquisa e extensão nas instituições.

Como o próprio nome sugere, professores com dedicação exclusiva não podem possuir outro vínculo empregatício, tendo dedicação integral às universidades, com carga horária de trabalho distribuída entre sala de aula e o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.

Leia mais. 

Leia Também