Setores das federais, estaduais e municipais intensificarão a luta em defesa da educação pública e contra a reforma da Previdência

29/07/2019

Os setores das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) reuniram-se com as Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) para discutir o Programa Future-se, do Ministério da Educação (MEC), mais a Greve Nacional em Defesa da Educação, da Democracia, contra a reforma da Previdência e outros retrocessos, marcada para 13 de agosto. O encontro ocorreu no último sábado (27). Domingo (28) houve reunião somente dos setores das Iees/Imes. Ambos os encontros foram realizados em Brasília. A Adufs foi representada pela diretora Reinalda Souza.

Os presentes aprovaram a intensificação das mobilizações, em todo o país, para a construção da Greve Nacional da Educação. A data também marca a luta contra o Future-se, que pretende privatizar a educação pública e gratuita. Conforme os presentes, o debate sobre o referido programa deve ser ampliado em assembleias, atos e demais mobilizações dos docentes dos setores das Iees/Imes e das Ifes.

Ainda foi aprovada uma campanha contra o assédio moral e sexual nas instituições de ensino superior, no dia 17 de outubro. Nesta data, no ano passado, o ANDES-SN realizou um Dia Nacional de luta contra o Assédio Moral e Sexual.

Para diretora da Adufs, Reinalda Souza, os encontros foram proveitosos e produtivos. “Verificamos que a situação enfrentada pelo setor das instituições federais é semelhante à enfrentada pelas estaduais e municipais. Na Bahia, por exemplo, as políticas do governo Rui Costa se assemelham às políticas do governo Bolsonaro. O Future-se vai chegar aos estados brasileiros, o que significará a destruição das universidades estaduais”, analisou a docente.   

Leia Também