Reunião com o governo não avança na contraproposta apresentada pelo Movimento Docente

10/06/2019

Depois de três dias de resistência, com acampamento e intensa mobilização na Secretaria da Educação (SEC), mais a ocupação do prédio das secretarias da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Desenvolvimento Urbano (Sedur), o movimento grevista das universidades estaduais baianas conquistou uma reunião de negociação com o governo. Na oportunidade, a categoria apresentou a nova contraproposta dos professores, aprovada nas assembleias docentes. A intenção dos docentes com o documento foi avançar na negociação e superar os impasses. Contudo, alguns pontos do documento ainda seguem sem acordo.

Na reunião discutiram-se sistematicamente os pontos do documento elaborado pelo Fórum das Associações Docentes (ADs). O texto representa um esforço dos professores de avançar na negociação e sair da greve. (Leia) Contudo, apesar do esforço do movimento, a postura do governo desde o início da reunião foi de reafirmar os pontos já apresentados anteriormente e a mesa de negociação permanente como um espaço de negociação dos pontos “pendentes”.

Estiveram presentes no encontro o secretário da Educação (SEC), Jerônimo Rodrigues; a secretária das Relações Institucionais (Serin), Cibele Oliveira de Carvalho; os deputados estaduais Rosemberg Pinto, líder da maioria na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Fabíola Mansur (presidente da Comissão de Educação da AL-BA) e Hilton Coelho; os reitores da Uefs, Uesb e da Uneb, Evandro do Nascimento Silva, Luiz Otávio de Magalhães e José Bites, respectivamente; além de outros representantes do governo. A reunião entre as representações das associações docentes e do governo ocorreu na noite da última quinta-feira (6).

Leia a matéria completa clicando AQUI.

Leia Também