Notícias

ANDES-SN

Sindicato Nacional pede que PGR apure cortes nas universidades

03-06-2019 às 15h56

Protestos em Brasília dia 30.05
Protestos em Brasília dia 30.05

O ANDES-SN está pedindo à Procuradoria-Geral da República (PGR) que investigue irregularidades nos cortes orçamentários realizados pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. O documento foi protocolado no dia 24 de maio pelo presidente do Sindicato Nacional, Antonio Gonçalves, junto ao vice-procurador da PGR, Luciano Mariz Mais.

O texto aponta irregularidades nas motivações e nos critérios para o corte de 30% no orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). Além disso, argumenta que tal medida viola a autonomia universitária, uma garantia Constitucional.

O vice-procurador, que também é docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), recebeu o documento e demonstrou sensibilidade ao tema. A manifestação destaca as declarações de Weintraub justificando os cortes nas Ifes. O gestor acusou as universidades federais de Brasília (UnB), Fluminense (UFF) e da Bahia (Ufba) de fazerem “balbúrdia” e de “queda de desempenho”. As afirmações não procedem, pois essas universidades tiveram melhora no principal ranking universitário internacional, o Times Higher Education (THE).

Fonte: ANDES-SN, com edição. 


Compartilhe esta notícia:


Leia Também:

Total de Visitantes
1514314
Usuários Online
33
Avenida Transnordestina, MT 45, Novo Horizonte
Campus Universitário - UEFS CEP 44036-900
Feira de Santana - Bahia | Tels: (75) 3161-8072 / 3224-3368.
E-mail: adufs@uefs.br / adufsba@yahoo.com.br
Desenvolvido po Tacitus Tecnologia
Todos os direitos reservados © 2019 - ADUFS
Home Filie-se a ADUFS Contato