Diretoria concede empréstimo aos docentes sindicalizados com salários cortados

03/06/2019

O Comando de Greve da ADUFS aprovou a concessão de empréstimo aos professores sindicalizados que tiveram salários cortados pelo governo Rui Costa no mês de maio. O valor será de R$ 2 mil para aqueles que trabalham 40 horas e, de R$ 3 mil, para os que atuam em regime de Dedicação Exclusiva (DE).

Casos particulares serão avaliados pela Secretaria de Finanças da ADUFS. O professor sindicalizado que quiser realizar empréstimo deve procurar a secretaria da referida seção sindical das 13h às 18h.

Requisitos para o empréstimo
Serão atendidos docentes sindicalizados que cumprirem os seguintes critérios:

1. Tenham filiado-se à ADUFS até o dia 04/04/19 – quando ocorreu a assembleia de deflagração da greve – e que tenham, no mínimo, uma mensalidade paga até o momento;

2. Não estejam inadimplentes com a ADUFS;

3. Possuam cheque pessoal ou em nome do companheiro/companheira, excepcionalmente, se ambos forem docentes da UEFS;

4. Possam fazer a devolução do empréstimo à ADUFS, a partir do segundo salário após o reestabelecimento de pagamentos.

Mandado de Segurança
O desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, relator do Mandado de Segurança impetrado pela diretoria da ADUFS com o objetivo de garantir o pagamento  dos salários dos professores da UEFS, negou o pedido.

O assessor jurídico da ADUFS, Danilo Souza, entrou com recurso, justificando que a medida do governo Rui Costa afronta o princípio da autonomia universitária. O recurso aguarda julgamento.
 

Leia Também