Fórum das ADs realizará ato e plenária em defesa das universidades estaduais

03/06/2019

Nesta terça-feira (4), às 14h, serão realizados um ato público e Plenária das Universidades Estaduais em Defesa da Autonomia, em frente à Secretaria Estadual da Educação (SEC), em Salvador. A ação tem o objetivo de discutir os problemas acarretados às universidades estaduais com as interferências do governo do Estado, principalmente, no que diz respeito ao orçamento repassado às instituições e à retirada de direitos dos professores, em greve há mais de 50 dias.

Rui Costa não respeita a autonomia universitária. Os recentes cortes de salário, a falta de reconhecimento da legitimidade da greve, o desrespeito às condições trabalhistas com arrocho salarial e a alteração no Estatuto do Magistério Superior evidenciam o caráter ditatorial com o qual o governo tem conduzido as relações nas universidades estaduais. Em mais uma prova do seu autoritarismo, a nomeação tardia do Reitor e Vice-Reitora da UEFS, somente após pressão do Movimento Docente, mostra que o cenário que se avizinha será de ainda mais medidas perversas. A frente de resistência deve ser ampliada.

Nesse sentido, a Plenária deve promover a discussão sobre autonomia e pensar ações de enfrentamento para resistir às investidas do governo. A atividade é mais uma mobilização promovida pelo Fórum das ADs.

Como parte das atividades de mobilização, os próximos passos da luta e os rumos do movimento docente serão discutidos em assembleia a ser realizada às 14h desta segunda-feira (4), no Anfiteatro, Módulo II da UEFS.


Transporte
A diretoria da ADUFS disponibilizará o transporte para quem quiser participar do ato público e da Plenária que será realizada na capital baiana. Para incluir o nome na lista é necessário procurar a secretaria da seção sindical até às18h desta segunda-feira (3). O transporte sairá do módulo IV da UEFS às 12h.

Campanha de Mídia em Brasília
Como forma de ampliar a denúncia sobre os ataques de Rui Costa às universidades, o Fórum das ADs lançou, na última semana, uma campanha de mídia com a disposição de frontlights em Brasília. A peça aborda a atitude do Governo da Bahia que, em muito, se assemelha com o processo de sucateamento que o governo Bolsonaro coloca em prática na educação de todo o país.

Frontlights são painéis de estrutura metálica que recebem uma lona que é iluminada na parte frontal. Em uma comparação simplificada, o frontlight é um outdoor com mais recursos que ampliam a qualidade visual do conteúdo.  

Leia Também