Liberdade imediata e incondicional para Louisa Hanoune na Argélia!

28/05/2019

Desde o último dia 09 de maio, a secretária-geral do Partido dos Trabalhadores da Argélia, Louisa Hanoune, encontra-se presa, por decisão do Tribunal Militar de Blida, após atender convocação a prestar depoimento como testemunha.

Esta prisão é injustificada sob todos os pontos de vista. Louise Hanoune é uma militante de larga trajetória na Argélia, tendo sido candidata pelo seu partido a presidente da república em três oportunidades: em 2004 - quando foi a primeira mulher argelina a candidatar-se a esse posto - em 2009 e em 2014. Além disso, ela foi deputada da Assembleia Nacional por cinco mandatos consecutivos desde 1997. Hanoune é também uma das coordenadoras do Acordo Internacional dos Trabalhadores e Povos.

A sua prisão, por um tribunal militar, ocorreu às vésperas de grandes manifestações de massa pelo “fim do sistema” que ocupam as ruas de Argel e outras cidades do país. Os protestos ocorrem todas as sextas-feiras, desde 22 de fevereiro passado, com o povo argelino expressando de forma contundente a sua vontade de construir uma democracia verdadeira. Em 10 de maio, a exigência de “Liberdade para Louisa Hanoune” foi levantada nessas manifestações.

Muitas já são as vozes que se levantam na Argélia e outros países, independente da opinião política de cada um, contra essa arbitrariedade. A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) se soma a elas, na exigência dirigida às autoridades responsáveis pela prisão.

Liberdade imediata e incondicional para Louisa Hanoune!

Feira de Santana, 23 de maio de 2019.

Assembleia da Adufs

Faça o download do arquivo AQUI.

Leia Também