Estudantes da Uefs fazem protesto

22/05/2019

Como parte das ações contra a política do governo Rui Costa de sucateamento das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), os estudantes da Uefs fizeram, nesta quarta-feira (22), um protesto. A manifestação começou no pórtico, com o bloqueio do acesso de veículos ao campus, e terminou com o trancamento temporário da BR-116 Norte, sentido Serrinha. O Comando de Mobilização dos professores apoiou a atividade, que integra a agenda estadual de luta dos alunos, e está sendo realizada concomitantemente nas demais instituições.

Mobilização começou no pórtico da Uefs

Apesar do caráter pacífico da mobilização, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de maneira agressiva, tentaram evitar o protesto na rodovia. Os agentes aproximaram-se dos manifestantes em uma viatura dirigida em alta velocidade. Para contê-los, usaram spray de pimenta. A Polícia Militar, portando metralhadora, também esteve no local. Um PM impediu um dos manifestantes de usar pneus para bloquear a via.

PRF agiu com truculência

Cientes da necessidade de conscientizar os transeuntes sobre o problema das Ueba, principalmente sobre os transtornos impostos pelo contingenciamento orçamentário do governo Rui Costa, os manifestantes resistiram até conseguirem bloquear a BR. O bloqueio durou cerca de uma hora. Alguns motoristas e passageiros de veículos coletivos apoiaram o movimento. 

Bloqueio durou cerca de uma hora.

Fazem parte da pauta reivindicada de forma coletiva pelos estudantes das quatro universidades a destinação de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as Ueba, a garantia de 1% da RLI para a permanência estudantil, fim do contingenciamento de recursos, mais a reformulação e ampliação do Programa Mais Futuro.

Leia Também