Notícias

PROTESTO

Comando de greve dos professores ocupa Gabinete da Reitoria da Uefs

20-05-2019 às 11h38

Ocupação continua nesta segunda (20)
Ocupação continua nesta segunda (20)

O comando de greve dos professores da Uefs ocupou, na última quinta (16), o Gabinete da Reitoria da instituição.  A ação é um protesto contra a decisão autoritária do governo Rui Costa em não nomear Evandro do Nascimento e Amali Mussi, eleitos com o maior número de votos pela comunidade acadêmica, para os cargos de reitor e vice-reitora, respectivamente, da instituição. Durante todo o dia, o movimento docente utilizará o local para a reunião de discussão e encaminhamento das atividades grevistas, que tradicionalmente acontece na sede da Adufs.

A ocupação continua nesta segunda (20), já que Evandro do Nascimento e Amali Mussi não foram nomeados na última edição do Diário Oficial do Estado (DOE) publicada no sábado (18). A próxima edição do Diário sai nesta terça  (21)

A posse de Evandro do Nascimento e Amali Mussi estava marcada para quinta-feira (16). No entanto, a cerimônia não ocorreu porque a nomeação dos professores não foi publicada no Diário Oficial, o que deveria ocorrer até esta quinta (16). Até o momento a Uefs está sem reitor e vice-reitora.

Autoritarismo do governo
Há pelo menos 16 anos, o Conselho Superior da universidade (Consu) tem a decisão política de enviar ao governo estadual, após o processo eleitoral para a escolha do reitor e do vice, documento informando os nomes dos dois candidatos, um ao cargo de reitor e, o outro, ao cargo de vice, mais votados, para posterior nomeação.

No entanto, este ano, estranhamente diante da greve dos professores das universidades estaduais baianas e de diversas declarações públicas da comunidade acadêmica que comparam as práticas políticas do governo Rui Costa às ações do governo Jair Bolsonaro, o governo estadual não nomeou Evandro do Nascimento e Amali Mussi.

Ao invés de concretizar a escolha da comunidade acadêmica da Uefs, o governo Rui Costa preferiu desrespeitar uma decisão democrática e, autoritariamente, exigir a lista tríplice. A lista tríplice contém os nomes dos três candidatos mais votados para cada cargo e está prevista no Estatuto do Magistério Superior. 

Dando continuidade à ocupação, a Assembleia desta segunda (20) será realizada no hall da Reitoria.


Compartilhe esta notícia:


Leia Também:

Total de Visitantes
1475729
Usuários Online
7
Avenida Transnordestina, MT 45, Novo Horizonte
Campus Universitário - UEFS CEP 44036-900
Feira de Santana - Bahia | Tels: (75) 3161-8072 / 3224-3368.
E-mail: adufs@uefs.br / adufsba@yahoo.com.br
Desenvolvido po Tacitus Tecnologia
Todos os direitos reservados © 2019 - ADUFS
Home Filie-se a ADUFS Contato