Nesta segunda-feira (20) tem assembleia

20/05/2019

Nesta segunda-feira (20) será realizada mais uma assembleia dos professores da Uefs para avaliar o andamento da greve e encaminhar as novas ações. A última reunião com representantes do Governo não mostrou avanços em relação ao pleito da categoria, o que demonstra a necessidade de acirramento do enfrentamento já que os gestores condicionaram a possibilidade de negociação somente com a suspensão da greve.

O aumento das mobilizações ocorridas no Dia de Greve Nacional da Educação, em 15 de maio, contra os cortes na educação em todos os seus níveis, promovidos pelo governo federal, enfatiza que o momento é de ampliação da resistência com apoio ainda maior de toda a classe trabalhadora e a população em geral. O Comando de Greve tem denunciado que a postura de Rui Costa se alinha à do governo federal em relação às universidades públicas e a unificação das lutas, com ampliação da participação da base neste momento, é crucial para forçar a abertura de diálogos.

A exposição em todo país dos processos de sucateamento a que as instituições públicas estão submetidas, mostram que o projeto em curso é um plano nacional que precisa de uma resistência ainda maior. Isso porque, o Governo do Estado insiste em fazer críticas ao governo Bolsonaro, mas coloca em prática suas ideias de forma ainda mais perversa, porque tenta minar a educação, atingindo os docentes com medidas que afetam a sobrevivência da categoria e todos aqueles que deles dependem.
 

Leia Também